Santa Catarina espera colher 5,7 mil toneladas de pinhão em 2024

Número é 30% maior do que 2023; colheita começou ontem segunda-feira (1)

A colheita do pinhão em Santa Catarina começa no dia 1º de abril, com perspectiva inicial de produção de 5,7 mil toneladas, 30% a mais que em 2023. A estimativa é da Gerência Regional da Epagri em Lages, baseada em levantamento feito com os produtores. A colheita vai até julho, período em que a estimativa inicial pode ser revista.

Somente no município de Painel, que é o maior produtor de pinhão no estado, são esperadas em torno de 2,2 mil toneladas. Segundo José Márcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages, essa não é uma quantidade muito expressiva, visto que em 2023 a produção foi muito baixa. “Esperamos que o preço compense para os agricultores, que nesse começo de safra está recebendo em torno de R$ 6 o quilo”, diz ele.

José Márcio acredita que essa alternância na produção esteja ligada a fatores climáticos. “Uma pinha leva cerca de 32 meses para estar madura. Portanto, as condições do clima de três anos interfere no quantidade e na qualidade das sementes”, esclarece.

O gerente ressalta que o pinhão é muito importante para os agricultores da serra catarinense. Das 16 mil famílias de produtores rurais da região, pelo menos 30% delas têm no pinhão um dos produtos que compõem a renda anual da propriedade.

HC

Últimas notícias

Faleceu aos 85 anos a Sra. Rosalia Dorigon Bagio

Faleceu ontem dia (8) ás 18:00 no hospital Santa...

Criciúma enfrenta a Ferroviária pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro neste domingo 13

A partida começará às 20h30, com a abertura dos...

Rumo Certo conhece Caminho dos Conventos

O grupo de caminhadas e trilhas Rumo Certo, de...

PM conquista bronze em competição nos EUA

O cabo Patrick Luiz Mateus, lotado no 5º Batalhão...

Balneário Rincão: Realiza 6ª Conferência de Assistência Social

O Governo do Balneário Rincão, por meio da Secretaria...

Notícias Relacionadas