Um romance que resgata a história de Santo Antônio vai ter lançamento em fevereiro em Laguna. A obra é assinada pelo historiador italiano Nicola Vegro e será editado em português pela Editora Mensageira, pertencente à Basílica de Padova (Itália), onde está o corpo do santo casamenteiro e padroeiro de Laguna.
Vegro trabalhou na obra a partir de um conselho ouvido do frade conventual Virgílio Gamboso, maior pesquisador sobre a figura de Santo Antônio. Ele orientou que “os milagres ficassem de lado e que pensasse no homem”. Assim, o livro Antônio secreto promete redescobrir o homem por detrás da figura, e sua capacidade real e historicamente documentada de dialogar com seu tempo.
De acordo com o autor, “não se trata de um livro biográfico e está muito longe de descrever o santo taumaturgo da tradição e devoção tradicionais. Mostra a força de um homem que se move entre eventos pessoais complexos e escolhas difíceis, guerras e interesses políticos, disputas teológicas e prelados corruptos, defesa dos pobres e de combate ao desgaste da igreja e à arrogância”.
O livro promete resgatar os compromissos pastoral, civil, social e caritativo do homem Antônio e vai destacar o Estatuto de Santo Antônio, de 1231, preservado na Biblioteca Cívica de Padova. Ali o historiador pôde resgatar informações, como a intervenção política do Santo para exigir do município de Padova a revisão das penalidades impostas aos devedores insolventes.
A vinda de Vegro à cidade de Laguna será acompanhada de uma comitiva de italianos que ficará dois dias na cidade para conhecer a história de Anita Garibaldi e celebrar convênios. O grupo é liderado pelo ex-governador provincial de Belluno, Oscar De Bona, e inclui nomes como Sílvia Calligaro, prefeita de Vigo di Cadore e vice-governadora de Belluno; do industrial Giorgio Vitalba, de Bressanone; entre outras autoridades empresariais e políticas do país europeu.
Em Laguna, o lançamento será realizado em 15 de fevereiro, às 19h, no Clube Blondin, numa promoção do instituto CulturAnita, Paróquia Santo Antônio dos Anjos de Laguna e Academia de Letras do Brasil e de Santa Catarina.
Agora Laguna