Rodovias catarinenses devem ter aumento de fluxo de 75% devido ao Réveillon

PRF fornece dicas de segurança e repassa orientações aos condutores

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) projeta que a circulação de automóveis em pontos estratégicos das rodovias federais catarinenses registre alta de até 75% nos dias que antecedem o Réveillon.

Na BR-101, maior corredor viário do estado, as filas devem se concentrar nos acessos aos principais balneários, devido à grande demanda de turistas para a virada do ano.

Com o estado preparado para uma temporada recorde de visitantes, os motoristas devem se planejar para enfrentar viagens mais longas e lentas.

A recomendação é que os condutores tenham paciência, considerem eventuais atrasos e levem água para enfrentar o calor intenso dentro dos veículos.

Para evitar os horários de maior lentidão, as viagens devem ocorrer preferencialmente no início da manhã, entre 5h e 8h, período em que o trânsito costuma ser mais tranquilo e o calor mais ameno.

Também é importante conferir previamente as condições do trânsito por meio de aplicativos ou ferramentas digitais, o que pode garantir um trajeto mais confortável.

A PRF também orienta que, antes de pegar a estrada, o condutor realize a revisão detalhada no veículo, conferindo pneus, freios, sistema de iluminação e níveis de óleo e água.

A PRF lembra que equipamentos como estepe, triângulo, macaco e chave de roda são obrigatórios e devem estar em perfeitas condições, assim como toda a documentação do condutor e do automóvel.

A polícia faz um alerta para o risco de temporais repentinos, comuns durante o verão. Em caso de chuva forte, a visibilidade diminui e o asfalto molhado aumenta o risco de aquaplanagem.

Nessas condições, o condutor deve reduzir a velocidade, aumentar a distância dos outros veículos e evitar freadas bruscas, já que os pneus perdem aderência mais facilmente.

Comportamentos de risco também potencializam as chances de acidentes durante o feriado. O uso do celular ao volante desvia a atenção visual, enquanto o consumo de bebidas alcoólicas compromete severamente os reflexos e as decisões.

Da mesma forma, a privação de descanso e o cansaço extremo podem causar cochilos breves, mas fatais, tornando o motorista tão perigoso quanto alguém embriagado.

Procedimento em colisões leves

Em acidentes que resultem apenas em danos materiais, sem vítimas, os veículos devem ser removidos imediatamente para o acostamento ou área segura, a fim de não prejudicar a fluidez.

Nesses casos, o boletim de ocorrência é digital e deve ser preenchido pelos próprios envolvidos por meio do site oficial da PRF.

Sul Agora

Últimas notícias

Ano eleitoral não impede redução da jornada de trabalho, diz ministro

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou...

Corrida São Silvelho reúne atletas e celebra 25ª edição

Laguna viveu um fim de semana marcado por esporte,...

Usina de asfalto inicia atendimentos na região

Grão-Pará foi o primeiro município a receber os serviços da...

Florianópolis atualiza tarifa do transporte coletivo a partir de janeiro

A partir da 0h do dia 1º de janeiro, entram...

Furto e descumprimento de medida protetiva levam homem à prisão em Siderópolis

Nesta segunda-feira, uma ocorrência envolvendo furto e descumprimento de...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas