A Mocidade Independente de Padre Miguel escolheu Rita Lee como inspiração para seu desfile no Carnaval de 2026. A escola apresentou na quinta-feira (22) o enredo intitulado “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, que pretende reverenciar a trajetória transformadora da cantora e compositora que atravessou gerações.
Rita veio a falecer em maio de 2023, aos 75 anos, e será homenageada não apenas por sua contribuição à música brasileira, mas também por sua postura ousada, estética inovadora e defesa incondicional da liberdade de expressão.
Para marcar o anúncio, foram espalhadas por alguns lugares no Rio de Janeiro réplicas gigantes dos óculos vermelhos, uma marca registrada da cantora. Locais como a Lapa, o Largo da Carioca e o Museu do Amanhã, foram escolhidos para trazer a intervenção artística, chamando a atenção de cariocas e turistas. Confira o vídeo:
Responsável pela concepção do desfile, o carnavalesco Renato Lage ressaltou a importância de Rita como figura de ruptura. “Ela não foi apenas uma estrela da música. Rita simboliza independência em todos os sentidos: sonora, visual e ideológica”, afirmou.
A escola da Zona Oeste, tradicionalmente ligada a temas de identidade e resistência cultural, reforça com essa escolha seu compromisso com valores de liberdade e pluralidade.
A Mocidade abrirá os desfiles da segunda-feira de Carnaval em 2026, e promete ser uma apresentação que une ousadia estética e respeito à memória de uma das artistas mais influentes do país.

Foto: Reprodução/Redes sociais
*Com informações do G1