Relatório aponta que jovens não se reconhecem como cidadãos de direito, mas há caminhos para a mudança

O relatório de impacto anual do Instituto Nelson Wilians contará com dados que comprovam o desenvolvimento do conhecimento de juventudes beneficiadas por projetos.

O Instituto Nelson Wilians (INW), que completa oito anos atuando pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades, publicará em março, seu mês de aniversário, o Relatório de Impacto Social 2024 do Instituto Nelson Wilians. O documento trará informações, análises e depoimentos relevantes sobre os resultados de diversos projetos realizados ao longo do ano.

Entre os diversos dados que serão apresentados no material, há números que comprovam que a juventude não se reconhece como cidadã de direito.

“Acreditamos que ninguém deve desconhecer seus direitos e que o exercício pleno da cidadania é o caminho para construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, enfatiza Anne Wilians, fundadora do INW. Pensando nisso, o instituto atua com três pilares essenciais: Acesso à Justiça, Educação para a Cidadania e Inclusão Produtiva. Essas frentes se complementam na construção de uma sociedade mais justa e no fortalecimento da cidadania ativa.

Com o Acesso à Justiça, o instituto busca garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário à justiça. Por meio dos programas Pro Bono e Mutirão Jurídico, a organização oferece assessoria gratuita para indivíduos em situação de vulnerabilidade, além de suporte jurídico especializado para organizações sociais.

O pilar de Educação para a Cidadania promove a conscientização sobre direitos e deveres, a partir de programas como o Compartilhando Direito, premiado com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo. O projeto busca disseminar o conhecimento e informação sobre as prerrogativas dos cidadãos, por meio de uma metodologia própria de educação para a cidadania, combatendo a desinformação e contribuindo para o exercício pleno da cidadania.

A Inclusão Produtiva também é importante para gerar oportunidades para o futuro. Por isso, o instituto também investe em formação e qualificação de juventudes para o mercado de trabalho.

Com a publicação do Relatório de Impacto Social 2024, o Instituto Nelson Wilians reafirma seu compromisso com a transformação social e o fortalecimento de comunidades. O documento não apenas apresenta resultados, mas também aponta caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e acessível para todos.

 

Imprensa:

Ricardo Viveiros & Associados — RV&A

Larissa Souza – [email protected]

Gustavo Bechara – gustavo.bechara@viveiros

Últimas notícias

Conexão através das ondas

A participação de mulheres no surfe não é novidade....

Polícia Civil cumpre mandado por roubo em Morro da Fumaça

Nesta sexta-feira, a Delegacia de Polícia de Morro da...

Criciúma recebe Caminhada de Conscientização sobre Doença Celíaca e 1ª Feira Sem Glúten

No próximo dia 17 de maio, Criciúma será palco...

Mesmo sem apoio cultural, poetas de SC viajam a Portugal para participar de eventos

O poeta, professor e filósofo Caio Lucílio e a...

Ministério da Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe hoje sábado (10)

Ministério da Saúde realiza, neste sábado (10), o Dia...

Notícias Relacionadas