Região tem primeira cidade em situação de epidemia

Além do quadro da dengue em Braço do Norte, quatro municípios registram surto

O município de Braço do Norte está em situação de epidemia para dengue. A informação foi repassada pela Gerência Regional de Saúde de Tubarão, que explicou que são 124 casos contraídos no próprio município, todos confirmados por critério laboratorial.

Segundo a bióloga Sabrina Fernandes Cardoso, da Regional de Saúde, a Organização Mundial da Saúde define situação epidêmica em municípios cuja taxa de incidência de dengue é de 300 casos por 100 mil habitantes. “Em Braço do Norte a taxa de incidência está em 363 casos/100 mil habitantes, caracterizando a epidemia”, pontua.

Quanto ao vetor, o mosquito Aedes aegypti, a densidade populacional desse inseto está alta, somando 72 focos no município.

O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, diz que a secretaria de Saúde está trabalhando incansavelmente para prevenir a população e atender os casos suspeitos e confirmados.

“Precisamos contar com a colaboração de toda a população para que não deixe água parada. Além disso, devem ficar atentos aos sintomas, como dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e nas articulações, febre alta e náuseas”, ressalta.

Aumento  

O aumento de casos da doença de uma semana para outra também preocupa. No boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) semana passada, Braço do Norte tinha 89 casos da doença, sendo 79 autóctones. Aumentou em quase  57% nos casos contraídos dentro do município, passando para 124 no boletim divulgado ontem.

Fonte: DS

Últimas notícias

Prefeitura de São Joaquim adota medidas preventivas para garantir transporte de Saúde em meio a chuvas intensas

Devido às chuvas constantes que têm assolado a região,...

Semana do MEI acontece em Criciúma

Palestra de abertura será na segunda-feira (20), às 19h,...

Ferido, gato maracajá recebe atendimento após ser encontrado em galinheiro de Jaguaruna

Um gato-maracajá ferido recebeu atendimento na última sexta-feira, dia...

Lotérica Orleans informa: Mega acumula e sorteia R$ 37 milhões para amanhã terça-feira

Lotérica Orleans informa que nenhuma aposta acertou as seis...

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de azeites

A Polícia Civil fechou uma fábrica clandestina de produção...

Notícias Relacionadas