A região registrou saldo positivo na criação de novos postos de trabalho formal em junho, com 394 novos postos de emprego com carteira assinada criados no sexto mês do ano. O crescimento foi de 60,16% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os municípios criaram 246 novas vagas.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.
O setor de serviços foi o responsável pelo maior saldo positivo na geração de empregos em junho, com 266 novas vagas criadas na região. Jaguaruna, Imbituba e Tubarão foram os que mais empregaram no setor, com 92, 69 e 60 novos postos gerados, respectivamente.
O comércio vem em seguida, com 119 novos empregos formais criados no sexto mês do ano. O setor também foi destaque em Imbituba (41), Tubarão (35) e Jaguaruna (25).
A indústria também foi destaque positivo, com 79 admissões a mais que desligamentos – São Ludgero (23), Imbituba (23) e Jaguaruna (22) foram as cidades que mais empregaram no setor.
Destaques
Entre os municípios que mais criaram oportunidades de trabalho, destaque para Jaguaruna, com 139 admissões a mais que desligamentos; Imbituba, com 135; e Tubarão, com 77 novos postos.
Estado fica entre os dez que mais empregaram
Santa Catarina ficou entre as 10 – das 27 -, unidades da federação com maior número de vagas formais criadas em junho, segundo dados do Caged. Foram gerados 6.538 novos empregos. No Sul do país, o Estado superou o Rio Grande do Sul, que criou 2.443 empregos.
Os setores de serviços, comércio e indústria impulsionaram as novas vagas no mês de junho. Juntos, esses três grandes grupamentos responderam por 82,3% do saldo positivo de empregos.
No país, foram 166.621 postos de trabalho com carteira assinada criados em junho, a maioria no setor de serviços.
Caged/DS