O primeiro trimestre deste ano foi de números positivos na abertura de novas empresas na região. Foram 50,27% a mais do que o mesmo período do ano passado. De 1º de janeiro a 1º de abril, o saldo de abertura de novas empresas ficou em 2.155 nos 18 municípios da Amurel – 1.009 somente em março. Em 2024, nos três primeiros meses, foram 1.434 novos negócios. Os dados são do Observatório da Junta Comercial do Estado (Jucesc).
No levantamento, 15 municípios se destacam com melhores números em relação ao mesmo período do ano passado: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e Tubarão. Apenas três obtiveram índices melhores em 2024: Rio Fortuna, São Martinho e Treze de Maio.
Tubarão é a cidade que mais teve novas empresas constituídas em atividade. A cidade lidera o ranking, com 774 novos negócios no primeiro trimestre, seguida de Imbituba, com 363, e Braço do Norte, com 197.
Valorização
“É uma excelente notícia para Tubarão. Desde que assumi a secretaria da Fazenda, o prefeito Estêner Soratto e o vice-prefeito Denis Matiola reforçaram a determinação de que empresários e futuros empreendedores sempre encontrem um ambiente acolhedor e favorável ao crescimento. Nosso governo valoriza a abertura de novas empresas e trabalha incansavelmente para atrair investimentos e fomentar novos negócios na cidade. Todos têm tapete vermelho estendido pela prefeitura”, comemora o secretário de Fazenda de Tubarão, Heitor Wensing.
DS