Redução na expectativa de produção de milho no Paraná

A área colhida da primeira safra de milho 2023/24 praticamente dobrou

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta semana (dia 08) o relatório da produção nacional de grãos, confirmando as expectativas do mercado. No Paraná, a redução foi de cerca de 2,2 milhões de toneladas, enquanto no Mato Grosso foi de 1,6 milhão de toneladas. Para a cultura do milho, também houve redução na expectativa de produção, com uma revisão para baixo da expectativa de área total a ser plantada, passando de 117,6 milhões para 113,7 milhões de toneladas.

Essas informações corroboram a projeção anterior feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e as expectativas do mercado, baseadas em condições climáticas desfavoráveis. Os dados da Conab são analisados no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 2 a 8 de fevereiro, elaborado pelo Deral.

Com isso, a expectativa nacional para a produção de grãos em 2024 ficou abaixo de 300 milhões de toneladas, representando uma redução de 20 milhões de toneladas em comparação com a safra anterior, uma diminuição de 6%.

No cenário paranaense, com condições climáticas favoráveis, a área colhida da primeira safra de milho 2023/24 praticamente dobrou em relação à semana anterior, atingindo 36% da área total de 291 mil hectares. Quanto à segunda safra de milho, o plantio avançou consistentemente, alcançando 32% da área total de 2,4 milhões de hectares. Apesar disso, as condições climáticas irregulares no Estado ainda representam um desafio para os agricultores.

AGROLINK –Seane Lennon

Últimas notícias

Danielle Admoni ministra palestra interativa pela PUC-SP sobre violência nas escolas

Referência em Infância e Adolescência, psiquiatra abre discussões sobre...

Em golpe com uso de senha, banco deve pagar só o que excede limite

A 3ª Vara da Justiça Federal em Itajaí (SC)...

Vídeo: Popó nocauteia Bambam em 36 segundos de luta

Como esperado, o evento principal do Fight Music Show...

Motorista resgata na estrada filhote atropelado com paralisia. Um anjo salvou o outro

A história desse herói sem capa é uma das...

Herói da Baixada, que salvou família de enxurrada, terá homenagem na Alerj

O “herói da Baixada”, que salvou uma família na...

Notícias Relacionadas