Queijarias de Ponte Alta recebem Selo Arte, que permite comercialização nacional

As queijarias Tobias e Maciel, produtoras de queijo artesanal serrano no município de Ponte Alta, receberam o Selo Arte em evento realizado pela Cidasc e Epagri no dia 29 de fevereiro

A entrega aconteceu na propriedade do casal José Oliveira Tobias Pereira e Fátima Aparecida Farias Pereira, proprietários da queijaria Tobias.

Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal. O principal requisito é que o produto e o processo sejam artesanais. Para receber o selo o produtor precisa, dentre outros fatores, contar com um serviço de inspeção implantado e comprovar a adoção de boas práticas de fabricação e agropecuárias para obtenção de matéria-prima, incluindo atenção à sanidade, à nutrição, ao manejo adequado dos animais e às boas práticas ambientais.

Queijaria Tobias

José Oliveira Tobias Pereira e Fátima Aparecida Farias Pereira nasceram e vivem na Localidade de Cerro Verde I, em Ponte Alta, onde implantaram a queijaria Tobias. Dedicam-se à produção de gado de corte e de queijo há quase 30 anos.

A produção de queijo é uma tradição na família, que veio dos avós paternos de Fátima. Ela iniciou a atividade após o nascimento do primeiro de seus três filhos, como uma forma de aproveitar o leite que tinha disponível na propriedade.

Os dois casais, cujas queijaras foram certificadas com o Selo Arte

A produção de queijo era feita na cozinha de casa, com pouco espaço. O sonho da família era ter um local próprio para fabricação. Em 2015 teve início a construção da queijaria, com financiamento do Programa SC Rural, uma política pública do governo do Estado. A queijaria tem 26m² de área e a sala de cura tem capacidade para 200 peças de queijo.

O produto da queijaria Tobias já participou de diversos concursos e foi premiado, sendo notícia na região e em Santa Catarina. Em 2022 a queijaria recebeu o título de registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que agora se soma ao Selo Arte.

Queijaria Maciel

Idefonso Amaro Maciel e Rosa Kroth Maciel são os proprietários da queijaria que leva o sobrenome da família. Eles nasceram no Oeste de Santa Catarina e se casaram em 1994, em Campos Novos, onde moraram por 10 anos no Assentamento 30 de outubro. Em 2004 se mudaram para o Assentamento Anita Garibaldi, em Ponte Alta, onde mantém seus negócios no meio rural.

A família começou a produzir queijo porque precisavam de uma renda. No início, o queijo era feito do leite de duas vacas, a ordenha acontecia embaixo de uma árvore e a produção era vendida de porta em porta. Com o passar do tempo, a produção foi aumentando. Há mais de 20 anos o queijo é a principal renda da família.

A construção da queijaria iniciou em 2015, também com incentivo financeiro do Programa SC Rural. Ao longo do tempo a família participou de diversos cursos e foi aprimorando a fabricação do queijo.

O produto da queijaria Maciel venceu concursos do queijo artesanal serrano, tornando-se notícia e ganhando notoriedade na região. O prêmio mais recente foi recebido no ano passado, durante o IV Simpósio de Queijos Artesanais e I Concurso Estadual de Queijos Artesanais, onde recebeu o selo prata.

Em 2022 a queijaria recebeu o título de registro no SIM e agora pode ampliar sua comercialização para o país com a obtenção do Selo Arte.

Últimas notícias

Comitiva de Imbituba está na maior feria de turismo da América Latina

Imbituba está representada por um grupo dirigido pela Secretaria...

Mutirão da campanha Castração é a Solução realiza 267 procedimentos no final de semana em Criciúma

Iniciativa tem como objetivo reduzir a quantidade de animais...

PM resgata cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

Na manhã de segunda-feira, 15, a Polícia Militar de...

Juventus recebe R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar para investir na base

O Juventus ganhou mais uma ajuda para o fortalecimento...

CBF afasta três árbitros após a 1ª rodada do Brasileirão

As polêmicas logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro...

Notícias Relacionadas