Puxada pelo vestuário, Black Friday deve fazer varejo paulista crescer 4% em novembro

Somente lojas de roupas e calçados esperam crescer 6% a mais do que no mesmo período de 2022

A Black Friday deste ano deve fazer o varejo paulista faturar quase 4% a mais neste novembro do que no mesmo mês do ano passado [tabela 1]. O setor deve ter receitas em torno de R$ 63,5 bilhões no período, puxado principalmente pelas lojas de vestuário, tecidos e calçados – que devem crescer 6,6% com a data. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.

A análise da Federação é que as expectativas positivas se explicam pela combinação favorável dos indicadores emprego, renda das famílias e crédito disponível. Hoje, São Paulo tem aproximadamente 13,5 milhões de empregados formais – 400 mil a mais do que no ano passado. Consequentemente, há mais renda em circulação, que ainda será reforçada com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, na penúltima semana do mês. O volume de crédito disponível às famílias, por fim, cresceu, 5,7% em um ano. Soma-se a isso A inflação mais controlada (5,16% em um ano), que elevou o poder de compra em 2023. 

Assim, das cinco atividades analisadas pela Entidade, considerando a relação delas com a Black Friday, todas têm projeção favorável para novembro. Além do setor de vestuário, destacam-se ainda as lojas de eletrodomésticos, que devem registrar alta de 4% nas vendas, supermercados (3,7%), farmácias e perfumarias (2,2%) e móveis e decoração (1,1%).

[TABELA 1]

PREVISÃO DE FATURAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Novembro de 2023

Fonte: FecomercioSP

O balanço não contabiliza atividades que não costumam ter impactos com a Black Friday, como concessionárias de veículos, materiais de construção e o comércio que se relaciona com combustíveis. 

Apesar dos prognósticos positivos, há pontos relevantes que o empresariado deve levar em conta para registrá-los após a Black Friday: o mais importante deles é usar a data para oferecer descontos reais aos clientes, já que fraudes nos preços têm sido cada vez mais percebidas na ocasião – e minam as vendas de quem as realizam. 

Além disso, estabelecimentos com preços considerados pouco atrativos pelos consumidores tendem a perder confiança, inclusive, para vendas futuras.

Por fim, os descontos também podem ser importantes para movimentar os estoques que ficaram parados ao longo do ano, abrindo espaço para a chegada dos itens de Natal. Sem contar que a Black Friday pode ser um momento-chave para fortalecer o caixa, de forma a ter recursos para arcar com os custos de final de ano – como a contratação de funcionários temporários, por exemplo.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

 

Mais informações:

Assessoria de imprensa da FecomercioSP

[email protected]

Vinícius Mendes – (11) 96860-1503

Ana Maria Ribeiro – 351 911 170 065Arlete Moraes – (11) 94291-8055

Últimas notícias

Prefeitura de Morro da Fumaça abre Processo Seletivo Simplificado Emergencial para projetos do FIA e FEI

A Prefeitura de Morro da Fumaça está com inscrições...

Sol, mar e piscina: como manter pele e cabelos saudáveis durante o verão

O verão intensifica a exposição ao sol, ao sal,...

IÇARA | Corrida Solidária arrecada mais de três toneladas de alimentos

A primeira Corrida Solidária de Natal, realizada em Içara,...

BALNEÁRIO RINCÃO | Terceira unidade Correios Essencial de SC começa a funcionar

A CEL Balneário Rincão, mais uma unidade Correios Essencial...

Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza desejo de Natal de menino internado

Na última semana, enquanto esteve internado na instituição, Gabriel...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas