Psicólogo explica a importância da responsabilidade afetiva

O ponto principal é reconhecer e respeitar as próprias emoções e as dos outros

A responsabilidade afetiva é um pilar fundamental para relações saudáveis e duradouras. E ela não deve ser levada em consideração apenas em namoros e casamentos, mas também em amizades. O ponto principal é reconhecer e respeitar as próprias emoções e as dos outros.

Cleyson Monteiro, psicólogo e professor do curso de Psicologia da UNINASSAU Olinda, explica que a responsabilidade afetiva é como um contrato não escrito e vincular. “É sobre agir de forma consciente e intencional nas relações, considerando o impacto das palavras e atitudes no bem-estar emocional de quem está ao redor. É preciso se comprometer a cuidar e respeitar os sentimentos de quem é importante em sua vida”.

Isso não significa ser apenas gentil, mas ser transparente em relação aos sentimentos e às expectativas, evitando criar falsas expectativas ou manipular as emoções do outro. “Ao cultivar essa habilidade, é possível fortalecer vínculos, construir confiança e promover um ambiente emocionalmente seguro. A prática da responsabilidade afetiva faz com que as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. Isso contribui para relacionamentos mais saudáveis e gratificantes, tanto no âmbito pessoal quanto profissional”, finaliza o psicólogo Cleyson.

Fonte: UNINASSAU Olinda

Últimas notícias

Rio Fortuna forma primeira turma do Bombeiro Mirim

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor...

Vereadores de Orleans estiveram reunidos

Aconteceu mais uma Sessão da Câmara de vereadores de...

Motorista desvia carga de R$ 1,5 milhão, forja assalto e é preso na BR-101

Um caminhoneiro com mandado de prisão em aberto foi...

Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos do INSS

Disponível desde 30 de maio em mais de 5...

Cronograma Semanal de Obras CCR ViaCosteira

A CCR ViaCosteira, uma empresa Motiva, informa seu cronograma...

Notícias Relacionadas