A Polícia Civil de Santa Catarina localizou no final da tarde da terça-feira (18), em Balneário Camboriú, a adolescente de 16 anos que estava desaparecida desde sábado, em Joinville. A adolescente já se encontra com a família e recebendo o atendimento necessário. A ação envolveu as equipes da DCE/Joinville e da 2ªDRP/Joinville, com apoio da GM/Balneário Camboriú, Cyberlab/DIPC e NINT-2.
Os policiais civis que trabalharam nas buscas pela adolescente empregaram diversas técnicas de investigação que, associadas ao protocoloco Amber Alert Brasil, permitiram a localização da desaparecida. O protocolo auxiliou na localização da adolescente, pois, com as informações quer chegaram por meio do Amber Alert Brasil foi possível recuperar o trajeto que foi realizado pela menina.
Essa foi a primeira vez que a Diretoria de Inteligência da PCSC acionou o recurso Amber Alert Brasil, programa da META, aderido pela PCSC, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com o diretor de Inteligência da PCSC, delegado Gustavo Madeira, o protocolo consiste na emissão de alertas contendo informações de criança ou adolescente desaparecida e/ou em situação iminente de lesão corporal grave ou morte, há, no máximo, 72 horas.
O Amber Alert Brasil emite avisos por meio das redes sociais Instagram e Facebook para as pessoas com perfis nessas redes num raio aproximado de 160 km de distância do local onde foi vista a criança ou adolescente pela última vez.
Para ter acesso ao serviço, os casos são avaliados pelo Diretor de Inteligência da PCSC, o qual verificando que os requisitos foram cumpridos encaminhará um ofício para o Ministério da Justiça solicitando a sua inclusão junto à META.
Polícia Civil de SC