A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso DPCAMI, está intensificando as ações a fim de salvaguardar a integridade física e mental das crianças e dos adolescentes. Um dos projetos que está em andamento é o Proteja uma Criança que consiste em trabalhar ações de prevenção primária da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Desta forma, os policiais civis e psicólogos policiais estão realizando ações nas escolas, que envolvendo toda a comunidade escolar sobre como se prevenir ou buscar ajuda em caso de agressão sexual. De forma didática e adequada à faixa etária, os desenvolvem oficinas para difundir informações fundamentadas e reflexão sobre o assunto, possibilitando uma atuação multiplicadora de estratégias de prevenção.
Além do público adulto, também são oferecidas oficinas a crianças a partir de cinco anos de idade, cujo objetivo é fornecer ferramentas que as tornem menos suscetíveis a abordagens abusivas. Neste ano, as ações iniciaram em Maio, em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, em Joinville e Itajaí. O projeto conta com 22 psicólogos policiais capacitados lotados em várias regiões do Estado.
Em Florianópolis, as psicólogas policiais da DPCAMI iniciaram as oficinas com as crianças do Educart, na quarta-feira (25). Ao todo serão três encontros, envolvendo 45 crianças, de 6 a 10 anos.
Em Joinville, a equipe do Proteja Uma Criança atendeu o primeiro ano da educação infantil da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger, com 26 alunos. Os encontros foram realizados com as crianças e depois com os responsáveis.