Projeto da Epagri pretende mapear e monitorar culturas agrícolas de forma automatizada

O mapeamento das áreas com culturas agrícolas, bem como o acompanhamento dos estágios de desenvolvimento das plantas, são informações fundamentais para agricultores, pesquisadores e gestores

Tais dados são importantes para ações como  previsão de safra, planejamento agrícola, formulação de políticas públicas, gestão de recursos naturais, entre outras.

Foi pensando nisso que a pesquisadora da Epagri/Ciram, Juliana Mio de Souza, submeteu à avaliação da Fapesc projeto piloto que se propõe a desenvolver e implementar uma solução tecnológica que permita a classificação e o monitoramento automatizados da distribuição espacial e temporal da cultura do arroz irrigado e seus respectivos estádios fenológicos, ou seja, etapas de desenvolvimento das plantas. O projeto conta com apoio de  técnicos de diferentes unidades da Epagri: Ciram, Cepa, Estação Experimental de Itajaí e escritórios municipais.

Desenvolvimento sustentável

“O desenvolvimento e a utilização dessa tecnologia estão alinhados com a promoção do uso de tecnologias de informação para monitoramento e gestão eficientes, bem como ao acesso à informação digital”, observa Juliana. A pesquisadora destaca ainda que a adoção dessa tecnologia contribui também para o alcance de metas nacionais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A estimativa de área e o monitoramento fenológico das culturas agrícolas normalmente são realizados a partir de informações coletadas a campo e de interpretação visual de imagens de satélite. “Essa solução é um processo oneroso e demorado e o agronegócio requer sistemas de monitoramento com informações mais precisas e atualizadas em um intervalo de tempo cada vez menor”, pondera a pesquisadora.

Caso o projeto seja aprovado, os pesquisadores pretendem replicar os resultados para outras culturas como maçã, banana, uva e milho, por exemplo.

Fonte: EPAGRI

Últimas notícias

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade,...

Faleceuaos 95 anos o Sr. Pedro Correa Nunes

Faleceu hoje dia (18) a 00:10 no hospital de...

Meia deixa o Atlético Tubarão uma semana depois de ser anunciado

Ele recebeu uma proposta do Ferroviário (CE), que disputa...

Agricultor de 74 anos colhe batata-doce gigante em Alto Bela Vista

O agricultor Ivo Kossian, de 74 anos, colheu uma...

Governo de SC vai lançar projeto para abrigar desalojados do Rio Grande do Sul

Segundo dados da Assistência Social, aproximadamente 400 famílias já...

Notícias Relacionadas