Programa Saúde da Mulher Rural beneficia comunidade de Jaguaruna e região

Mulheres do campo de Jaguaruna e região, no sul do estado, estiveram reunidas para celebrar a saúde e a qualidade de vida

Em um evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), as mulheres do campo de Jaguaruna e região, no sul do estado, estiveram reunidas para celebrar a saúde e a qualidade de vida. A iniciativa faz parte do Programa Saúde da Mulher Rural e contou com a parceria do Sindicato Rural do município e região e da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Prefeitura.

A supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, afirma que foram realizados 150 exames, além de outros serviços e atividades voltadas à saúde integral e à autoestima feminina. “É fundamental que as mulheres do campo tenham acesso a serviços e informações que incentivam sua saúde e bem-estar. A cada ano observamos que essa iniciativa evolui trazendo resultados cada vez melhores”.

O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural do município e região, Rui Geraldino, que destacou a importância do programa para a promoção da qualidade de vida das mulheres rurais. Também estiveram presentes o vice-prefeito Henrique Fontana, o secretário municipal de saúde Maicon Goulart Laureano, a coordenadora da Atenção Primária do município Karem Garcia Fernandes e a secretária de agricultura Márcia Bitencourt.

Além dos exames, as atividades incluíram palestras sobre Saúde da Mulher com Dr. Thiago Mappes; Infecções sexualmente transmissíveis (IST’S) e AIDS com a enfermeira Priscila Sebatian; Alimentação saudável com a nutricionista Samara Stork, e Saúde emocional com a terapeuta Rosy Fernandes Teixeira. Uma dança circular conduzida por fisioterapeuta e enfermeira; oficinas maquiagem e manicure e verificação de sinais vitais também fizeram parte da programação.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o programa tem impactado positivamente a saúde no campo em Santa Catarina e em todo o Brasil. “As populações rurais, muitas vezes, têm acesso limitado aos serviços de saúde e isso pode contribuir para o aumento da incidência de doenças que poderiam ser evitadas ou tratadas em fase precoce. Os relatos nos mostram que o programa tem apresentado expressivos resultados.”

COMPROMISSO COM A SAÚDE DAS MULHERES RURAIS

O Programa Saúde da Mulher Rural é uma iniciativa do Senar que busca promover a saúde integral das mulheres que vivem e trabalham no campo. O objetivo é oferecer às mulheres acesso a serviços de saúde preventiva, informação e orientação, além de momentos de lazer e confraternização. Em Santa Catarina, as ações são um sucesso e, somente em 2023, atenderam 1.826 mulheres do campo.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin

Últimas notícias

Campanha busca fortalecer setor de exportação

A campanha tem dois eixo A ApexBrasil lançou uma campanha...

Inspeção por câmera com IA auxilia exportação

“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa" Os avanços...

Farol de Santa Marta terá tour guiado com acesso ao topo de 17 a 23 de junho

Dos dias 17 a 23 de junho, das 9h...

Prazo para alistamento acaba em 15 dias

empo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é...

Drogas são apreendidas em barreira policial no Farol de Santa Marta

A ação foi realizada durante barreira policial montada na...

Notícias Relacionadas