Programa Saúde da Mulher Rural beneficia comunidade de Jaguaruna e região

Mulheres do campo de Jaguaruna e região, no sul do estado, estiveram reunidas para celebrar a saúde e a qualidade de vida

Em um evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), as mulheres do campo de Jaguaruna e região, no sul do estado, estiveram reunidas para celebrar a saúde e a qualidade de vida. A iniciativa faz parte do Programa Saúde da Mulher Rural e contou com a parceria do Sindicato Rural do município e região e da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Prefeitura.

A supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, afirma que foram realizados 150 exames, além de outros serviços e atividades voltadas à saúde integral e à autoestima feminina. “É fundamental que as mulheres do campo tenham acesso a serviços e informações que incentivam sua saúde e bem-estar. A cada ano observamos que essa iniciativa evolui trazendo resultados cada vez melhores”.

O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural do município e região, Rui Geraldino, que destacou a importância do programa para a promoção da qualidade de vida das mulheres rurais. Também estiveram presentes o vice-prefeito Henrique Fontana, o secretário municipal de saúde Maicon Goulart Laureano, a coordenadora da Atenção Primária do município Karem Garcia Fernandes e a secretária de agricultura Márcia Bitencourt.

Além dos exames, as atividades incluíram palestras sobre Saúde da Mulher com Dr. Thiago Mappes; Infecções sexualmente transmissíveis (IST’S) e AIDS com a enfermeira Priscila Sebatian; Alimentação saudável com a nutricionista Samara Stork, e Saúde emocional com a terapeuta Rosy Fernandes Teixeira. Uma dança circular conduzida por fisioterapeuta e enfermeira; oficinas maquiagem e manicure e verificação de sinais vitais também fizeram parte da programação.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o programa tem impactado positivamente a saúde no campo em Santa Catarina e em todo o Brasil. “As populações rurais, muitas vezes, têm acesso limitado aos serviços de saúde e isso pode contribuir para o aumento da incidência de doenças que poderiam ser evitadas ou tratadas em fase precoce. Os relatos nos mostram que o programa tem apresentado expressivos resultados.”

COMPROMISSO COM A SAÚDE DAS MULHERES RURAIS

O Programa Saúde da Mulher Rural é uma iniciativa do Senar que busca promover a saúde integral das mulheres que vivem e trabalham no campo. O objetivo é oferecer às mulheres acesso a serviços de saúde preventiva, informação e orientação, além de momentos de lazer e confraternização. Em Santa Catarina, as ações são um sucesso e, somente em 2023, atenderam 1.826 mulheres do campo.

MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin

Últimas notícias

Polícia Civil cumpriu na cidade de Guaramirim, mandado de prisão ocorrido em 02/11/2020

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

A Polícia Civil de Santa Catarina alerta a população sobre uma nova tentativa de phishing envolvendo intimações falsas

Golpistas estão enviando intimações com a alegação de serem...

Esporte e saúde: assistir a jogos pode fazer bem para bem-estar mental e físico

Pesquisa pioneira analisou efeitos na qualidade de vida de...

Em agosto, APAE Cocal do Sul realiza deliciosa “Noite das Sopas”

Ingressos já estão disponíveis para o evento que oferecerá...

Notícias Relacionadas