Programa Encadeamento Produtivo será destaque no 25º Itaipu Rural Show em Pinhalzinho

Desenvolvido em Santa Catarina, o projeto conta com as parcerias do Sebrae, Senar, Sescoop, Sicoob, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Copercampos e Coopervil

Um evento de difusão de tecnologias para o agronegócio, o 25º Itaipu Rural Show inicia na manhã desta quarta-feira (dia 14) e segue até o dia 17 de fevereiro de 2024, no Parque de Exposições da Cooper Itaipu, em Pinhalzinho/SC. Esta edição vive seu jubilado de prata e quem também comemora 25 anos de existência é o “Programa Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite”, desenvolvido pelo Sebrae/SC e parceiros nas empresas rurais das regiões onde estão inseridas as plantas industriais e cooperativas filiadas ao Sistema Aurora Coop. O Sebrae/SC estará presente na feira com um estande e ampla programação para troca de experiências com produtores rurais e visitantes em geral.

Estarão presentes na abertura o diretor-superintendente do Sebrae/SC Carlos Henrique Ramos Fonseca, o diretor técnico do Sebrae/SC Fábio Búrigo Zanuzzi, o diretor de administração e finanças do Sebrae/SC Anacleto Angelo Ortigara e o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl.

Também participarão gerentes de áreas da sede em Florianópolis, gerentes de outras regiões do Estado, gestores de projetos e analistas técnicos do Sebrae/SC. Durante a abertura da feira ocorrerá uma homenagem aos 25 anos do Programa Encadeamento Produtivo e assinatura do convênio 2024 e 2025.

Trennepohl ressaltou que nesta edição do Itaipu Rural Show, além de levar os resultados alcançados por meio das soluções, será um momento de comemorar o aniversário de um grande Programa. “O trabalho do Sebrae/SC tem como foco oportunizar ações que auxiliem no desenvolvimento econômico dos municípios, tanto no meio rural como urbano. Já alcançamos excelentes respostas no que diz respeito ao crescimento sustentável de cidades em todas as regiões de Santa Catarina e também vamos comemorar com os empresários rurais os 25 anos do Encadeamento Produtivo”, afirma.

PROGRAMAÇÃO DO SEBRAE/SC

Na quarta-feira (14), a partir das 14 horas, haverá a recepção das autoridades e parceiros, homenagem aos 25 anos da parceria Sebrae e Aurora Coop, apresentação de case de resultado de uma empresa vencedora do Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista, assinatura do convênio 2024 e 2025. Após, haverá uma manifestação da governança do Sebrae e da Aurora e, para confraternizar, um brunch com produtos Aurora elaborados na oficina.

Para encerrar o primeiro dia, a Oficina Sabores do Campo apresentará ingrediente da cadeia e, degustação dos produtos.

Na quinta-feira (15), às 9 horas, iniciará o atendimento e apresentação das soluções do Sebrae/SC, bem como a recepção de prefeitos. Ocorrerá, ainda, atendimento pelos fornecedores de soluções SebraeTec e a entrega de resultados aos clientes atendidos.

A programação da sexta-feira (16) iniciará às 9 horas com a equipe do Sebrae/SC recepcionando lideranças e especialistas de grandes e pequenas empresas. Segue até às 19 horas o atendimento e apresentação das soluções do Sebrae/SC aos visitantes. Também haverá a apresentação de case de turismo.

Encerrando a programação, no sábado à tarde, o Sebrae/SC fará a recepção de visitantes com apresentações pela equipe da Gerência Regional Oeste e Extremo-Oeste.

PROGRAMA ENCADEAMENTO PRODUTIVO

O Programa Encadeamento Produtivo Sebrae/SC e Aurora Coop contribuiu para o aumento de 29% do índice de competitividade dos pequenos negócios participantes e auxiliou na evolução do desempenho dessas empresas rurais. Esses são alguns dos resultados obtidos pela realização de capacitações e consultorias do Sebrae ao longo do último ano que constam no Relatório de Gestão 2022 do programa, elaborado pelo Sebrae/SC. Nesse período foram beneficiadas 1.600 empresas rurais.

As ações executadas estão fundamentadas nos objetivos estratégicos do Sebrae/SC em desenvolver o empreendedor do futuro, elevar a competitividade e produtividade dos pequenos negócios, promover um relacionamento acessível, integrado, resolutivo, ágil e transformador.

O programa está estruturado de maneira a priorizar o empreendedor rural e aprimorar a gestão das propriedades. O Encadeamento Produtivo oportuniza conhecimentos e técnicas para melhorar a organização do empreendimento, na avaliação de oportunidades e na inserção de inovações. Também oferece informações necessárias para o produtor realizar as análises, avaliar os problemas e identificar as soluções. A iniciativa desenvolvida com produtores rurais vinculados à Aurora Coop e suas cooperativas filiadas.

O Encadeamento Produtivo Aurora Coop é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, Senar, Sescoop, Sicoob, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Copercampos e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1, Copercampos e Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.

PROGRAMAÇÃO GERAL DO ITAIPU RURAL SHOW

A abertura dos portões ocorrerá diariamente às 8h30 e segue até às 19 horas com visitação em todos os setores. Na quarta-feira, às 14h30, haverá palestra sobre “Inovação e tendências no Agro”, com Paulo Herrmann.

Na quinta-feira (15), a programação de palestras será às 14 horas, sobre “A Suinocultura mudou! Esteja Preparado!”, com Fernando R. Retamal.

Já no terceiro dia, (sexta-feira, 16), acontece às 10horas palestra com André Cardoso Matcin, com a temática “Economia mundial e os impactos no Agro”. Às 13h30 ocorre o Julgamento da Feira Ranqueada de Animais jovens das Raças Jersey e Holandês na pista de desfile e julgamento. Às 14 horas, inicia palestra com Dani Amaral sobre “5 Passos para o Sucesso”.

No último dia, acontece às 09 horas o Julgamento da Feira Ranqueada de Animais jovens das Raças Jersey e Holandês na Pista de Desfile e Julgamento. Às 10h haverá palestra sobre “a Importância da Qualidade da Água para a Produção Animal” com Abrahão C. Martins e às 13h30 ocorre a premiação do Grande Campeão e do Torneio Leiteiro na Pista de Desfile e Julgamento.

A 7ª Exposição e Julgamento de Animais e a 4ᵃ Etapa do Circuito Nacional das Raças Jersey e Holandês terá julgadores internacionais. A nova arena para desfile dos animais, inaugurada na última edição, oferece mais arquibancadas e cobertura térmica.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional/ Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin

Últimas notícias

Violência contra a mulher: denúncias ao Ligue 180 crescem 25% em 2023

A Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180,...

Vereadores de Orleans se reuniram nesta segunda dia 26 para tratar de vários assuntos

Os vereadores de Orleans se reuniram nesta segunda-feira dia...

Gaeco deflagra Operação Publicanos em combate à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Na manhã de segunda-feira, 26/2, o Grupo de Atuação...

Polícia Militar desarticula laboratório de drogas sintéticas em Florianópolis

Na noite de domingo, 25, a Polícia Militar de...

Notícias Relacionadas