Na manhã desta quinta-feira (23), o Procon de Santa Catarina apresentou orientações aos consumidores da Celesc sobre os atrasos nas faturas de energia elétrica e cobranças excessivas que têm ocorrido desde o final de 2024. Segundo a diretora do Procon/SC, Michelle Alves Rebelo, o órgão está em diálogo com a concessionária para resolver o problema e pediu que irregularidades sejam reportadas pelos representantes municipais.
Em relação às cobranças muito altas, Michelle orientou que os consumidores desconsiderem os valores exorbitantes e calculem uma média com base no consumo habitual, aplicando um aumento entre 10% e 20%. Ela destacou que a maioria dos casos registrados em 2024 já foi solucionada, e o órgão segue acompanhando semanalmente a evolução do caso.
O problema, que atinge quase 500 mil consumidores em Santa Catarina, teria sido causado pela troca de um sistema interno da Celesc. Além dos atrasos, há relatos de faturas acumuladas com valores abusivos e dificuldades para emitir a segunda via nos meios digitais. A Celesc ainda não informou uma previsão concreta para normalizar a situação.
Fonte: HC