Prefeitura de Criciúma instala ecofiltros em bocas de lobo da Praça do Congresso

A Prefeitura de Criciúma iniciou a instalação dos primeiros ecofiltros no sistema de drenagem pluvial, na Praça do Congresso, no Centro. Inicialmente, foram instalados 10 filtros em bocas de lobo para reter resíduos como folhas, galhos, plásticos, entre outros. Ao todo, serão colocados 40 filtros na área de lazer. Os resíduos, que se acumulam nas bocas de lobo, obstruem o sistema e impedem o escoamento da água. “Este é um projeto-piloto em Criciúma.
Com resultados positivos, poderemos instalar esse tipo de filtro em outras regiões da cidade. Nós realizamos a limpeza constante do sistema de drenagem, executamos as obras de macrodrenagem e, agora, estamos testando mais essa ferramenta para evitar alagamentos. Mas, é preciso que a população, também, se conscientize para não jogar lixo nas ruas”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.
Em períodos de chuva intensa, o sistema de drenagem urbana fica, muitas vezes, prejudicado em função do acúmulo de resíduos. Atualmente, o trabalho de limpeza do sistema de drenagem pluvial é realizado por uma empresa terceirizada e por equipes da prefeitura. A gestora do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) da Prefeitura de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato, explica que os filtros, que são uma espécie de cestos plásticos, facilitarão o trabalho de limpeza.
“O filtro é bem fácil de ser retirado e evita que os resíduos cheguem nas galerias. Com esse mecanismo, conseguimos, também, dar a destinação correta para esses materiais”, ressalta Anequésselen.
Lixeiras subterrâneas
Até 2024, o Governo de Criciúma deve instalar, ainda, nas principais praças e nos parques municipais, 20 lixeiras subterrâneas. “Já instalamos os kits de lixeiras na Praça Nereu Ramos, na Praça da Santa Bárbara, na Praça do Congresso e no Parque da Prefeitura”, conta Salvaro. Cada kit é composto por duas lixeiras, para resíduos recicláveis e não recicláveis, com duas toneladas de capacidade cada. Os equipamentos ficam abaixo do solo e oferecem mais higiene e segurança.
A instalação das lixeiras subterrâneas e a implantação dos ecofiltros fazem parte do Programa Acelera Criciúma, que prevê investimentos que ultrapassam 400 milhões, em mais de 200 obras durante os próximos meses. “O programa contará com obras que prometem melhorar o dia a dia da nossa gente, como novas escolas, postos de saúde, equipamentos turísticos, pavimentação de ruas e tantas outras”, finaliza o secretário-geral da prefeitura e coordenador do Programa Acelera Criciúma, Arleu da Silveira.
Municipio de Criciuma
Foto de Arquivo Decom

Últimas notícias

Leão do Sul vence o Concórdia de goleada

O Hercílio Luz fez bonito e venceu o Concórdia...

Homem é encontrado morto perto de rio em Criciúma

Um homem de 35 anos foi encontrado morto perto...

Com time reserva Criciúma fica no empate com o Joinville

O Criciúma somou mais um ponto fora de casa...

CDL e Acentra confirmam segunda edição de corrida em Içara

A Corrida CDL – Fomentando o Turismo – já...

Lotérica Orleans Informa: Mega acumula novamente para o sorteio de amanhã 27

A Lotérica Orleans informa que nenhum apostador acertou as...

Notícias Relacionadas