O primeiro fim de semana de 2026 foi marcado por condições típicas de verão na região, com predomínio de sol, calor intenso, mar calmo e grande movimentação nas praias.
Na sexta-feira, as águas calmas e com temperatura agradável mantiveram as praias cheias até o período da noite. Outro destaque foi a superlua, que chamou a atenção de moradores e turistas.
Apenas no sábado à tarde, uma forte rajada de vento sul chegou a assustar banhistas e comerciantes, mas nenhum incidente mais grave foi registrado.
Ontem, o tempo já voltou a firmar. O amanhecer teve temperaturas um pouco mais baixas e maré alta, com ressaca em todo o litoral sul, mas o calor aumentou ao longo do dia, favorecendo ainda mais a permanência do público na orla.
Para esta semana, a previsão indica a continuidade do calor, com sol predominando na maior parte dos dias, mas com aumento da instabilidade a partir de quarta-feira.
Hoje, segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, o sol predomina em Santa Catarina. As temperaturas ficam mais baixas ao amanhecer nas áreas altas do Planalto Sul, com mínimas entre 3°C e 5°C e chance de geada fraca. O vento sopra de sudeste a nordeste, com intensidade fraca a moderada, sob influência de uma massa de ar seco e quente sobre o estado.
Amanhã, o sol aparece entre muitas nuvens em todas as regiões. As temperaturas entram em elevação, com máximas entre 27°C e 32°C. O vento segue de nordeste, fraco a moderado.
Mudança
A quarta-feira será de sol em Santa Catarina, com chuva no início do dia entre a Grande Florianópolis e o norte do estado. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva em todas as regiões, devido à aproximação de uma frente fria. As temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 35°C e 37°C. O vento varia de nordeste a noroeste, com rajadas associadas às trovoadas.
Na quinta-feira, o sol aparece entre nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões, além de risco de temporais localizados, em função da passagem da frente fria. As temperaturas permanecem altas, com máximas entre 36°C e 38°C.
Diário do Sul





















