O número, cada vez maior, de mulheres no mundo do surfe será celebrado hoje dia 30 de março, encerrando o mês dedicado a elas
A inclusão do gênero no esporte e a conscientização ambiental dão o tom do evento ‘Potência Feminina no Surf’ em frente ao posto salva-vidas da praia de Itapirubá Norte, em Imbituba.
Gratuita, idealizada e realizada por mulheres, a programação inclui aula de yoga, roda de conversa, freesurf, espaço kids, sorteio de brindes e declamação de cordel. A organização é do ProFRANCA – Projeto Franca Austral – realizado pelo Instituto Australis, que conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
“A ocupação deste espaço é um resultado que esperamos detectar mais amplamente em outras áreas. O mar é desafiador, se equilibrar na prancha também, mas nada é maior do que nossas lutas diárias”, afirma Thaise Albernaz, surfista, mãe, pesquisadora e coordenadora de Monitoramento Embarcado do ProFRANCA.
Como o Instituto Australis, sede do projeto, tem seu quadro composto 70% por mulheres, a ação também tem o objetivo promover discussões sobre a representatividade feminina em áreas como pesquisa e meio ambiente.
O surfe e o projeto também estão unidos no programa Baleia Franca no Esporte, lançado em 2023, com aulas destinadas a crianças do entorno do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba.
Cronograma
7h30 – Abertura
7h40 – Yoga com Jeinis
8h30 – Roda de conversa com surfistas: Thaise Albernaz (mediadora ProFRANCA); Monique Neves Garcia, Erika Tsuda, Betanny Alves e Lohanna Alves.
9h30 – Free surf com espaço kids (crianças a partir de 4 anos)
11h – Encerramento com sorteio de brindes
11h30 – Declamação de cordel
Colaboração: Assessoria de Imprensa