A Polícia Municipal de Tubarão realizou na noite desta quarta-feira (16) a primeira operação de fiscalização de motocicletas na Avenida Patrício Lima. A ação ocorreu entre as 20h30 e 22h30, resultando na abordagem de 51 veículos, dos quais 18 foram notificados e três removidos ao pátio.
O número de notificações foi considerado baixo, o que pode indicar o efeito positivo da ampla divulgação prévia da operação pela prefeitura.
As principais irregularidades constatadas durante a fiscalização foram: conduzir motocicleta com descarga livre (escapamento adulterado), conduzir veículo com equipamento obrigatório em desacordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conduzir veículo com sistema de iluminação alterado e conduzir veículo com característica alterada.
O comandante da Polícia Municipal de Tubarão, Daniel Martins, detalhou o procedimento para os veículos removidos e notificados: “Quem teve o veículo, por algum motivo, removido ao pátio, deve procurar o Departamento Municipal de Trânsito para regularizar a situação e pegar a liberação para recuperar o veículo. Já aos veículos que tinham irregularidades como escapamentos adulterados foi dada a oportunidade de trocar o escapamento pelo original e apresentar a motocicletas à Polícia Municipal nos próximos dias”, explicou.
A Polícia Municipal de Tubarão planeja realizar novas operações especiais em diversas localidades do município, com o objetivo de fiscalizar e orientar os condutores a corrigir as irregularidades. A iniciativa atende a um pedido do prefeito Estêner Soratto, em resposta às reclamações da população sobre o barulho excessivo causado por escapamentos adulterados, que configura infração de trânsito e perturbação sonora, afetando especialmente grupos sensíveis como autistas, idosos e bebês. A prefeitura pretende manter a fiscalização de motocicletas para coibir essas irregularidades.
Fonte: HC