Pode comer goiaba todos os dias? Veja quais são os benefícios da fruta

A goiaba é uma fruta rica em fibras e nutrientes. Nutricionista explica os benefícios de incluí-la na alimentação diária

Comer goiaba todos os dias pode ser mais do que um hábito saboroso. Rica em fibras, antioxidantes e com uma variedade considerável de vitaminas, a fruta não apenas agrada ao paladar, como também oferece uma série de benefícios para o corpo.

Quando incluída na alimentação diária, a goiaba colabora para a saúde gastrointestinal, fortalece as defesas do organismo e pode, até mesmo, auxiliar na perda de peso.

A nutricionista esportiva Rayanne Marques, de Brasília, lembra que, de maneira geral, recomenda-se consumir entre 2 a 4 porções de frutas por dia. De acordo com ela, uma goiaba média, com peso entre 100 e 150 gramas, pode ser considerada como uma das porções. “Uma dieta com o objetivo de emagrecimento deve ser calculada individualmente, mas uma fruta média é uma boa escolha, pois dá saciedade e tem poucas calorias”, aponta.

Pode comer todo dia?

A goiaba pode ser consumida todos os dias dentro de uma dieta equilibrada. Ela é bastante nutritiva, o que a torna uma boa escolha para a inclusão regular na alimentação.

Rayanne lembra, entretanto, que é importante variar os alimentos para garantir a ingestão de uma ampla gama de nutrientes.

Confira alguns benefícios da goiaba:

1 – Variedade de nutrientes

A goiaba é uma fruta rica em vitamina C, fibras, antioxidantes e potássio. O consumo fortalece o sistema imunológico.

2 – Saúde da pele

“O consumo diário de goiaba pode beneficiar a saúde da pele devido ao aporte de vitamina C e antioxidantes. Esses nutrientes promovem a produção de colágeno, protegem contra danos causados pelos radicais livres, mantêm a pele hidratada e contribuem para uma aparência saudável e jovem”, esclarece Rayanne.

3 – Controle do açúcar

A ingestão da fruta pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue, pois a fruta tem baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, que retardam a absorção de açúcar e melhoram a sensibilidade à insulina.

4 – Redução do colesterol

Por ser rica em fibras solúveis, como a pectina, a goiaba ajuda no controle do colesterol, pois facilita a eliminação de gordura nas fezes.

Metrópoles

Ravenna Alves

Últimas notícias

Prefeitura de São Joaquim adota medidas preventivas para garantir transporte de Saúde em meio a chuvas intensas

Devido às chuvas constantes que têm assolado a região,...

Semana do MEI acontece em Criciúma

Palestra de abertura será na segunda-feira (20), às 19h,...

Ferido, gato maracajá recebe atendimento após ser encontrado em galinheiro de Jaguaruna

Um gato-maracajá ferido recebeu atendimento na última sexta-feira, dia...

Lotérica Orleans informa: Mega acumula e sorteia R$ 37 milhões para amanhã terça-feira

Lotérica Orleans informa que nenhuma aposta acertou as seis...

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de azeites

A Polícia Civil fechou uma fábrica clandestina de produção...

Notícias Relacionadas