PJSC vai inaugurar novos fóruns para melhor atender jurisdicionados de Garuva e Imbituba

Edificações serão mais seguras, funcionais e com soluções sustentáveis

O Poder Judiciário catarinense (PJSC) entregará, em breve, duas edificações de qualidade, seguras, funcionais, flexíveis e com soluções sustentáveis, adequadas às atuais demandas da Justiça em duas regiões do Estado. A inauguração do Fórum de Garuva, no Norte, ocorrerá em 12 de dezembro. Já o prédio de Imbituba, no Sul, deve ser inaugurado no mês de março de 2025, de acordo com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA), do TJSC.

As obras em Garuva estão finalizadas em 95%. Restam apenas a conclusão da subestação e a ligação de energia elétrica por parte da Celesc, a conclusão da instalação dos elevadores e alguns ajustes e correções em acabamentos. Com 2,4 mil metros quadrados de área construída e um terreno de 6,8 mil metros quadrados cedido pelo município, o Fórum terá estrutura física para abrigar a atual vara judicial, com possibilidade de expansão futura para mais uma, além de espaços exclusivos para a OAB e o Ministério Público.

Com uma linguagem arquitetônica contemporânea, ambas as edificações têm sistemas tecnológicos que proporcionarão segurança e conforto aos usuários. No que se refere à sustentabilidade, o engenheiro Everton William Tischer diz que haverá ventilação natural cruzada e uso de brises nas fachadas para a redução da insolação, diminuindo a necessidade de uso do ar-condicionado, por exemplo. A água da chuva será reaproveitada e o uso de bicicleta como transporte alternativo, incentivado. Em Garuva, a empresa TRÍADE é a responsável pela construção do novo Fórum.

Na outra ponta do Estado, as obras em Imbituba estão 85% prontas. “Atualmente os trabalhos estão em fase de acabamentos internos de pisos, revestimentos, portas, conclusão de instalações elétricas, ar-condicionado e telecomunicações e instalações hidrossanitárias”, explica Everton. Além disso, estão sendo realizados serviços externos de pavimentação, cercamento, urbanização e paisagismo. “Estamos tomando providências para a ligação definitiva junto à concessionária de distribuição de energia elétrica”, finaliza o engenheiro.

O prédio de Imbituba tem o mesmo modelo de Timbó e Navegantes e fica localizado ao lado do atual Fórum. Esse novo edifício terá 6,8 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro pavimentos. O espaço físico foi projetado para abrigar cinco varas e diversos setores administrativos, oferecendo uma infraestrutura moderna e eficiente no atendimento das demandas da Justiça local. A construção está a cargo da empresa Construtora Camilo e Ghisi Ltda.

Taina Borges

NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Últimas notícias

Colisão frontal entre caminhão e van deixa seis feridos e mobiliza grande operação de resgate

Seis pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal entre...

Homem morre após picada de inseto em área de mata em Treviso

Um homem de 40 anos morreu na manhã desta...

Filho ameaça pais com faca em Imbituba e é preso pela PM

Um homem foi preso na noite de quarta-feira após...

CPMI do INSS aprova dois pedidos de prisão preventiva

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS...

CCJ do Senado aprova projeto que limita uso de dinheiro em espécie – entenda

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas