PJSC lança ComVida, programa de apoio emocional para quem está em tratamento de câncer

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), do Poder Judiciário catarinense, lança neste mês de fevereiro o ComVida – Programa de Apoio e Suporte a Pacientes em Tratamento Oncológico. A iniciativa se destina a encontros virtuais de apoio institucional a magistrados, magistradas, servidores e servidoras acometidos por câncer. O objetivo é proporcionar momentos de integração, diálogo e escuta empática para promover auxílio emocional no enfrentamento da doença.

O câncer está atualmente entre os principais problemas de saúde pública no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas. De acordo com a DSQV, existe uma preocupação crescente em relação à doença, já que os números aumentam não somente devido ao envelhecimento populacional, mas a estilos de vida adotados e a exposições ambientais e ocupacionais que colocam a população diante de um risco maior de desenvolvimento da enfermidade.

Pesquisas mostram que o fator emocional tem influência no sucesso do tratamento do câncer. Estima-se que o número de mortes é reduzido em 30% para pacientes oncológicos com suporte psicológico e social. Por conta disso, o intuito geral do programa ComVida é oferecer apoio e acolhimento aos servidores e magistrados acometidos pela doença.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde, Cecília Ogliari Schaefer, menciona que estão programados três encontros virtuais, nos dias 26/2, 11/3 e 25/3, sempre às 14h. Os momentos de acolhimento serão mediados por psicólogos na plataforma Microsoft Teams e terão duração máxima de duas horas, o que pode variar conforme o número de inscritos. As vagas são limitadas a grupos de 12 inscritos.

O programa ComVida tem como madrinhas as servidoras Débora Carolina Piazza e Vanessa Zomer Fenili. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Atenção à Saúde, Seção Psicossocial em Saúde, pelo telefone (48) 3287-7641 ou e-mail dsqv.psicossocialsaude@tjsc.jus.br.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI

Últimas notícias

Galeria de Arte da Prefeitura de Içara recebe a exposição ‘Meu Olhar’, de Geraldo Góes

São 51 quadros com fotografias registradas pelo empresário, em...

Prefeitura de Criciúma repassa mais de R$ 1,4 milhão para entidades

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou nesta quinta-feira...

Hercílio Luz encara o Barra neste sábado

Com a vitória do último domingo sobre o Concórdia,...

Consultório Larissa Vilain Odontologia agora faz parte do Clube Carvoeiro

O consultório Larissa Vilain Odontologia agora faz parte do...

Serra do Rio do Rastro terá trânsito bloqueado neste fim de semana

Neste domingo (3) a Serra do Rio do Rastro...

Notícias Relacionadas