Pinhalzinho lança rota turística com diversas atrações para os visitantes

Uma recepção calorosa, com mesa farta, marcou o lançamento oficial da Rota Turística de Pinhalzinho nesta semana

ela Prefeitura, em parceria com o Sebrae/SC, através do eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora, reuniu 50 visitantes ansiosos por desbravar as belezas do município. Foram apresentados os 11 empreendimentos que compõem a rota e agradam a todos os gostos, desde os aventureiros que desejam experimentar tirolesa e pesca esportiva até os amantes da gastronomia que buscam sabores autênticos da região.

A solenidade contou com a presença dos representantes do Sebrae/SC, a gestora regional no oeste do Programa Cidade Empreendedora, Gabriela da Costa Heming e as consultoras especialistas em turismo Karla Hall e Silvia Nowalski. Também prestigiaram o anfitrião e empreendedor Vander Júnior Both, a secretária de desenvolvimento econômico e turismo Nair Luiza Klein Mantelli, a agente de desenvolvimento e atendente da Sala do Empreendedor Clédia Inês Jacobi Thome, o agente de desenvolvimento Diam Carlos da Silva e os empreendedores locais.

Gabriela enfatizou a importância de desenvolver o turismo local, mostrando as belezas naturais e os atrativos presentes no município. “Agradecemos a parceria com a administração municipal, por estimular e proporcionar condições para que esse setor se desenvolva, mas principalmente gostaria de agradecer aos empreendedores que acreditaram e hoje fazem parte da rota” destacou.

Clédia explicou que o interesse em adentrar no ramo do turismo foi incentivado em 2023 pelo secretário de desenvolvimento econômico na época Luiz Galeazzi, que iniciou a participação em reuniões da Instância de Governança Regional (IGR) incentivando o potencial turístico de Pinhalzinho. “Decidimos mobilizar recursos para atender às demandas dos empresários do setor turístico. A Sala do Empreendedor sempre buscou atender todas as empresas do município, desde o agronegócio, a indústria, o comércio e os serviços. O turismo, até então, não havia recebido a devida atenção. Foi quando iniciamos ações para fortalecer tanto o turismo quanto o artesanato. O lançamento do projeto de artesanato já foi realizado e agora estamos focados no turismo”, enfatizou Clédia.

Os dois projetos foram desenvolvidos em parceria com o Sebrae/SC através do Programa Cidade Empreendedora. “Em outubro de 2023, iniciamos as reuniões e capacitações para preparar os empreendedores. É muito gratificante ver o empenho e o envolvimento desses empresários na transformação de suas propriedades para receber os turistas. Oferecemos aos empreendedores diversos treinamentos, como marketing, atendimento ao público, precificação dos atrativos na propriedade, identificação do potencial turístico do local. Um estudo aprofundado de cada propriedade também foi realizado. Além dos treinamentos, oferecemos consultorias individuais e visitas técnicas, ajudando cada empreendedor a superar desafios específicos, como a adequação da infraestrutura, a criação de atrativos e a divulgação dos seus negócios. Com a dedicação dos empreendedores e o apoio do Sebrae/SC, esses projetos estão transformando o cenário turístico da região, gerando renda e oportunidades para a comunidade”, explicou Diam.

Nair comentou a importância que representa para Pinhalzinho o início da rota. “Agradecemos imensamente a parceria com o Sebrae/SC, que já está rendendo frutos concretos, como o aumento do número de visitantes e a geração de novos negócios. Estamos confiantes de que a Rota Turística se tornará um grande sucesso, impulsionando o desenvolvimento econômico e social”, comemorou.

 VISITE PINHALZINHO

A empreendedora Evelyn Steffens, do Complexo de Lazer Água do Vale, iniciou sua jornada no ramo há cerca de um ano e sete meses, quando adquiriu o parque do antigo proprietário. “Desde então, dedico-me à revitalização e modernização do espaço, buscando oferecer aos visitantes uma experiência única de lazer e diversão”, afirmou Evelyn. “Para isso, busquei auxílio na Sala do Empreendedor, que em parceria com o Sebrae/SC me proporcionou capacitação em diversas áreas, desde atendimento ao público até gestão de negócios. Um dos aspectos mais marcantes foi conhecer outras rotas turísticas já consolidadas e ver o sucesso de seus empreendimentos. Isso me inspirou e me motivou a seguir em frente com meus planos para o Complexo de Lazer Água do Vale”.

Vander Júnior Both, proprietário do Sítio Volta Grande, iniciou as atividades em 2019. “Desde então, contamos com o apoio do Sebrae/SC em outros programas, e agora com o auxílio na área de gestão e desenvolvimento de roteiros turísticos. Sempre foi um sonho criar uma rota turística na região oeste, pois percebíamos a demanda por um refúgio tranquilo. Muitos turistas do litoral buscavam escapar da agitação e não encontravam opções adequadas. Com o lançamento de novos atrativos na região, estamos confiantes de que o público visitará nossa cidade cada vez mais. No Sítio Volta Grande, os hóspedes podem desfrutar de momentos inesquecíveis em meio à natureza, com todo o conforto e a atenção da equipe”, convidou.

DESCUBRA AS NOVAS ROTAS TURÍSTICAS

A Rota Turística de Pinhalzinho conta com os seguintes empreendimentos: Vinícola Canzi, Pesque Pague Parise, Embutidos Lamb, Sítio Pôr do Sol, Sítio Volta Grande, Pousada Vale da Lua, Moinho Trentin, Zwirtes, Hopa Morangos, Complexo de Lazer Água do Vale e Sítio das Palmeiras.

 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin

Últimas notícias

Dia 26 de julho é Dia dos Avós

Especialista reforça a importância do papel da família para...

Paisagem noturna da Lagoa Rodrigo de Freitas ganha registros indígenas, quilombolas e urbanos

As projeções na fachada da Casa Museu Eva Klabin...

Mãe e filha são violentadas em Imbituba e agressor é preso em flagrante

O agressor foi preso em flagrante e levado à...

IMARUÍ: Motorista de aplicativo é baleado pelo próprio primo e tem o carro roubado

O crime aconteceu na madrugada desta quarta Um motorista de...

Hemosc acumula 2 milhões de bolsas de sangue

De janeiro a 30 de junho deste ano, o...

Notícias Relacionadas