Pilates é considerado melhor método para reduzir dor e incapacidade relacionados à lombalgia, diz estudo

Lombalgia afeta de 15% a 45% da população adulta em todo o mundo e é uma das principais causas de incapacidade para o trabalho

Você sofre com dor lombar crônica? Já tentou de tudo e não apresentou melhora ou ainda devido à dor evita se exercitar?

Saiba que o Pilates é o método mais eficaz para reduzir a dor e a incapacidade quando comparado a outros tipos de exercícios físicos. Esta foi a conclusão de uma meta-análise que avaliou 118 estudos clínicos que envolveram juntos 9.710 pessoas, entre 18 e 65 anos com diagnóstico de lombalgia.

De acordo com o estudo, publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, embora a maioria das intervenções com exercícios tenha trazido benefícios no controle da dor e da incapacidade na lombalgia crônica, os programas mais benéficos foram aqueles que incluíam pelo menos 1 a 2 sessões por semana de Pilates, com exercícios baseados no CORE, grupo muscular que sustenta a coluna vertebral.

O poder do Pilates para combater a lombalgia

Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates, Dores Crônicas e Saúde Postural, os benefícios do Pilates no combate à lombalgia são bem documentados e o estudo só corrobora o que ocorre na prática clínica.

“O Pilates atua nos músculos profundos, que são aqueles que ficam no interior do corpo humano. Os movimentos do Pilates trabalham, principalmente, o CORE, um grupo de 29 músculos que estabilizam a coluna e sustentam o tronco”.

“Todos os sistemas, como o ósseo, articular e muscular da região do tronco formam o centro do corpo, também chamado de powerhouse. Em conjunto, estas estruturas são responsáveis pelos diversos movimentos que realizamos no dia a dia. Um CORE fortalecido ajuda na estabilização da postura, previne e alivia dores nas costas, melhora o equilíbrio e aumenta a consciência corporal”, aponta a especialista.

Pilates é recomendado para quem tem lombalgia?

“Um ponto importante é que o Pilates reduz o medo de sentir dor, a cinesiofobia, algo muito presente em pessoas com lombalgia. Isto porque o Pilates permite a adaptação dos movimentos e da intensidade dos exercícios, sempre respeitando as limitações do paciente, como a dor, idade e capacidades físicas”, finaliza Walkíria.

Portanto, o Pilates é recomendado para quem tem lombalgia ou qualquer outro tipo de dor crônica. Para pessoas com problemas na coluna, o ideal é procurar uma clínica de fisioterapia, que tenha profissionais especializados no método Pilates.

 

Para mais informações, contatar:

Leda Sangiorgio

Assessoria de Imprensa

[email protected]

 

Agência Health

Rua Caraibas, 684, cj 31

São Paulo – Brazil

Homepage

Últimas notícias

Faleceu aos 91 anos a Sra. Luiza Coradelli Correa

Faleceu hoje dia 1º ás 3:40 da madrugada no...

Acopanhe como foi a movimentação no Hospital Santa Otília nas últimas 24 horas

A Fundação Hospital Santa Otília juntamente com seus colaboradores...

Rio Fortuna forma primeira turma do Bombeiro Mirim

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor...

Vereadores de Orleans estiveram reunidos

Aconteceu mais uma Sessão da Câmara de vereadores de...

Motorista desvia carga de R$ 1,5 milhão, forja assalto e é preso na BR-101

Um caminhoneiro com mandado de prisão em aberto foi...

Notícias Relacionadas