PF desarticula grupo criminoso que falsificava diplomas em nome da UFRGS

Durante a ação, um dos investigados foi preso por uso de documento falso e exercício irregular das profissões na sua própria clínica de estética

A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira (28/6), a Operação Engodo, que tem como objetivo desarticular grupo criminoso que falsificava diplomas de mestrado e doutorado, utilizando indevidamente o nome da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão na cidade de Porto Alegre, expedidos pela Justiça Federal. Durante a ação, um dos investigados foi preso por uso de documento falso e exercício irregular de profissões, na sua própria clínica de estética, localizada no bairro Farroupilha, com o apoio dos Conselhos de Biomedicina e de Odontologia.

A investigação conseguiu identificar que, além dos diplomas falsificados em nome da UFRGS, o grupo vendia a promessa de revalidação de diplomas obtidos em instituições de ensino estrangeiras, por exemplo, Venezuela, Colômbia, Equador e Estados Unidos.

O grupo ainda cooptava pessoas, a maioria servidores públicos que desejavam obter o adicional de qualificação, cobrando o valor de, aproximadamente, R$7 mil e falsificavam os diplomas que eram apresentados perante os entes públicos municipais, estaduais e federal.

A PF estima que existam mais de dois mil diplomas falsos de mestrado, doutorado, pós, especialização e cursos em geral relacionados a este grupo criminoso.

Caso condenados, os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de exercício ilegal da profissão, uso de documento falso e associação criminosa.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

Últimas notícias

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta...

Pescador tubaronense se prepara para disputar campeonato nacional de pesca submarina em São Francisco do Sul

O tubaronense Cristiano Furghestti Farias, de 48 anos, está...

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego abertas pelo Sine

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego disponíveis nas...

Criciúma apresenta equipe para a Superliga B de Voleibol Feminino

A partir de dezembro, Criciúma estará novamente no cenário...

Identificadas as vítimas do duplo homicídio em Criciúma

Rita de Cássia da Silva Silveira e Talita da...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas