PF deflagra Operação Vigilância Aproximada para investigar monitoramento indevido de cidadãos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/1), a Operação Vigilância Aproximada para investigar organização criminosa que se instalou na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando-se de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial.

Policiais federais cumprem 21 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, incluindo a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais. As diligências de busca e apreensão ocorrem em Brasília/DF (18), Juiz de Fora/MG (1), São João Del Rei/MG (1) e Rio de Janeiro/RJ (1).

A operação é uma continuação das investigações da Operação Última Milha, deflagrada em 20/10/2023. As provas obtidas a partir das diligências executadas pela Polícia Federal à época indicam que o grupo criminoso criou uma estrutura paralela na ABIN e utilizou ferramentas e serviços daquela agência de inteligência do Estado para ações ilícitas, produzindo informações para uso político e midiático, para a obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações da Polícia Federal.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Coordenação-Geral de Comunicação Social

Foto: Divulgação PF

Últimas notícias

Brasil no Globo de Ouro: vitórias de “O Agente Secreto” e Wagner Moura impulsionam cinema nacional

O Brasil no Globo de Ouro vive um período de reconhecimento...

Homem furta suplemento infantil em farmácia no Centro de Criciúma

Uma ocorrência de furto em uma farmácia localizada ao...

Tigre vence o Avaí no Majestoso

O Criciúma conquistou a primeira vitória na disputa do...

Faleceu aos 75 anos a Sra. Delourdes Nazario Rossi, conhecida por “Vó”

Faleceu ontem dia (11) no hospital de Criciúma ás...

Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026

Os cerca de 35 milhões de beneficiários do Instituto...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas