Uma pesquisa publicada na revista científica JAMA Psychiatry revelou que 93% das pessoas diagnosticadas com transtornos mentais ou dependência química não são tratadas de forma eficaz. O estudo, realizado ao longo de 19 anos por pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica e da Escola Médica de Harvard, analisou dados de 56.927 entrevistados em 21 países, identificando fatores que comprometem a eficiência da intervenção médica.
Entre as principais barreiras para a efetividade dos tratamentos, destacam-se a baixa percepção da necessidade de cuidado, a desigualdade no acesso aos serviços de saúde, a descontinuidade do acompanhamento e a necessidade de treinar profissionais da atenção primária no reconhecimento e tratamento de transtornos mentais.
“Existe uma tendência em responsabilizar o indivíduo pelo abandono, mas os serviços também falham em se adaptar às singularidades de cada caso. Efetividade não é apenas técnica, é também escuta, vínculo e continuidade”, explica o psiquiatra Matheus Steglich, diretor técnico do Instituto São José – Centro de Psiquiatria e Dependência Química do Grupo ViV Saúde Mental e Emocional.
Outro fator apontado pela pesquisa é a necessidade de capacitar profissionais de saúde, especialmente da atenção primária, para diagnosticar e encaminhar corretamente os pacientes.
Os resultados do estudo ressaltam a importância de um cuidado mais estruturado, que passe por maior conscientização sobre os transtornos mentais e continuidade do tratamento.
Sobre a ViV Saúde Mental e Emocional
A ViV Saúde Mental e Emocional é o maior grupo de saúde mental do Brasil e oferece tratamento da baixa à alta complexidade, com cuidados personalizados, com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.
Presente em seis estados do país e no Distrito Federal (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e São Paulo), com sete instituições (Clínica da Gávea, Instituto São José, Vila Verde, Cadmo, Green House, Clínica Crescer, Vivere, Clínica Prisma e ViV São Paulo) e com diversos convênios de saúde, a missão da ViV é elevar a vida ao seu melhor e integrar os lados físico, mental e social de cada paciente, com uma abordagem baseada no equilíbrio entre o científico e a sensibilidade humana.
Busca ser reconhecida como uma rede de excelência assistencial para saúde mental e emocional, contribuindo para a redução do estigma no Brasil.
Pauta: Fernando Marques