Pesquisa comprova que mulheres sofrem mais que homens no ambiente de trabalho

Um levantamento Zenklub/Conexa revelou que a saúde mental das colaboradoras está pior que a dos colaboradores no ambiente do trabalho

A apuração ocorreu por meio do Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC), que considera diversos fatores para avaliar a saúde mental no mundo corporativo. Exaustão, relacionamento com líderes e autonomia e participação tiveram a maior diferenciação entre os gêneros, com as mulheres registrando pior pontuação.

As pacientes da plataforma tiveram um IBC de 63,9, frente a 68,1 dos homens. O índice, que vai de uma escala de 0 a 100, considera que 78 pontos é o mínimo para que um ambiente de trabalho seja considerado saudável. Considerando os fatores separadamente, as mulheres registraram 8,9 pontos percentuais (p.p) de diferença para os homens em relação à exaustão; 4,2 (p.p) no que diz respeito ao relacionamento com líderes; e 4,6 (p.p) em autonomia e participação.

“Tem uma série de fatores estruturais comportamentais da sociedade que corroboram para que os índices de saúde mental das mulheres sejam piores que os dos homens, como a tripla jornada de trabalho (emprego, casa e filhos), cobrança por padrões estéticos, falta de equidade de gênero e ocorrências de assédio no ambiente de trabalho”, afirma Maria Barreto, vice-presidente Comercial da Conexa.

Para chegar aos números, a plataforma contou com a participação de mais de 13 mil mulheres, que responderam uma avaliação que considera nove dimensões diferentes: conflitos e situações abusivas, preocupação constante com o trabalho, desconexão do trabalho, autonomia e participação, exaustão, volume de demanda, relacionamento com líder, relacionamento com colegas e clareza das responsabilidades.

Em 2023, as mulheres foram responsáveis por cerca de 64% do total das sessões de terapia realizadas pelo Zenklub. Entre as motivações, destacam-se o autoconhecimento (16%), ansiedade (13%), problemas em relacionamentos amorosos (7%), conflitos familiares (7%) e autoestima (4%). Os homens possuem motivações semelhantes, mas representam apenas 34% das sessões. “Ver que as mulheres procuram mais por terapia mostra que a busca por ajuda profissional é cada vez menos vista como um tabu”, diz Maria.

Segundo dados da plataforma de consultas, cerca de 50% das mulheres que são atendidas possuem algum grau de má condição de saúde mental, em uma escala entre levemente doente, limítrofe para a doença mental, moderadamente doente, marcadamente doente, gravemente doente e doença mental extremamente grave.

Conexa e Zenklub se uniram recentemente para se consolidarem no mercado como a maior empresa digital de saúde da América Latina. As startups têm estudos e pesquisas com o intuito de identificar questões ligadas à saúde do corpo e da mente. A Conexa cuida do paciente de maneira integrada.

Sobre o Zenklub

O Zenklub é o maior especialista em saúde emocional corporativo do Brasil e oferece um ecossistema completo de promoção, prevenção e tratamento de saúde mental. Com uma metodologia que une ciência, dados e tecnologia, o Zenklub conduz os colaboradores em jornadas personalizadas com diagnóstico de saúde, trilhas individuais de conteúdo, sessões com profissionais de psicologia, coaches e terapeutas, programas de educação socioemocional e desenvolvimento pessoal. Já os times de saúde, RHs e lideranças têm à disposição uma plataforma de acompanhamento de dados comportamentais, educação continuada e serviços para potencializar sua estratégia de pessoas com planos de ação e dados que fazem a diferença do negócio.

Fundado em 2016 pelo médico Rui Brandão e pelo doutor em Computação e Telecomunicações, José Simões, o Zenklub atende hoje brasileiros em 187 países e 1.205 cidades, impactando 1,5 milhão de pessoas por mês e atendendo mais de 500 empresas, entre elas Volkswagen, RaiaDrogasil e Azul.

O Zenklub foi suportado por fundos nacionais e internacionais como Kamaroopin, GK Ventures, Índico e All Irons.

Sobre a Conexa 

Fundada em 2017, a startup Conexa, ecossistema digital de saúde baseado em valor, conta com milhares de médicos, psicólogos e nutricionistas. Une pacientes, profissionais, empresas e operadoras, com o objetivo de reduzir as ineficiências de custo e qualidade de atendimento do sistema suplementar de saúde.

A empresa oferece a saúde integral porque disponibiliza cuidados multidisciplinares ao longo de toda a vida dos pacientes. Agrega a inteligência graças à ampla base de dados que dá subsídios aos clientes corporativos ou de operadoras para que ocorra a melhor tomada de decisão na sua gestão populacional.

Nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à saúde de qualidade. Oferece produtos de saúde mental, consultas online em mais de 30 especialidades. Cuida de pacientes com doenças crônicas e de urgência – com o Pronto Atendimento Virtual, no qual um médico começa a atender um paciente em menos de cinco minutos.

A empresa trabalha também com soluções mais longitudinais no qual o paciente é acompanhado durante toda sua jornada de saúde. Um exemplo é o Programa de Saúde Exclusiva, englobando cuidados da baixa à média complexidades. Atualmente, os profissionais da Conexa realizam mais de 400 mil consultas por mês, sendo 180 mil em saúde mental. O modelo de negócios, voltado para B2B, possibilita à Conexa cobrir mais de 20 milhões de vidas.

Conta com renomado board médico formado por Ben-Hur Ferraz Neto, Roberto Botelho, Romeu Domingues e Otávio Gebara. Desde 2020, a Conexa tem recebido aportes de grandes grupos financeiros. A Igah, Ventures; General Atlantic; Família Fraga; Goldman Sachs; e Endeavor Scale-Up acreditaram no projeto e ajudaram a empresa a se consolidar no mercado de telessaúde.

 

Informações para a imprensa

Marcelo Picolo

E-mail: marcelo.picolo@conexasaude.com.br

Adriana David

Email: adriana.david.ext@conexasaude.com.br

Gustavo Silva

Últimas notícias

Procedimento inovador é realizado no serviço de hemodinâmica do HSJosé

Inteligência artificial foi utilizada para auxiliar na realização de...

Faleceu hoje aos 85 anos a Sra. Aleida Zomer

Faleceu hoje dia (26) ás 8:40 no hospital de...

Governo do Estado lança Estação Inverno 2024 para impulsionar o turismo planejado nos dias de frio

Apostando mais uma vez no potencial turístico de Santa...

Criciúma presenteia transportadoras pela colaboração na Campanha “Juntos pelo Rio Grande do Sul”

O clube presenteou na tarde da quinta-feira (23), cada...

Prazo para solicitar reembolso de ingresso para Criciúma x Palmeiras é na terça-feira (29)

A solicitação do reembolso é através do site: www.minhaentrada.com.br/digitalizar-ingresso O...

Notícias Relacionadas