A obra, uma ampliação das edições de 1986 (em conjunto com Vitor Minas) e de 2013, tem como título Pedro Raymundo: um precursor da música gaúcha no Brasil. A intenção é publicá-la até novembro
“Ele foi um visionário! Apesar das dificuldades financeiras, nunca desistiu de lutar por seus ideais”. Poucos conhecem Pedro Raymundo como o autor desta definição. Já fazem mais de 40 anos que Israel Lopes se dedica a pesquisar e a descobrir fatos novos sobre o músico de Imaruí, que ficou conhecido por ser o pioneiro na divulgação da música gaúcha. O advogado e escritor de São Borja (RS) prepara o lançamento de um novo livro sobre o cantor de Adeus, Mariana.
“Senti a necessidade de uma atualização da sua história, pois descobri novas faces do artista que faltaram nos dois livros anteriores. O pesquisador é um ser preocupado com a perfeição ou a quase perfeição da história de seu biografado”, justifica o autor.
Ao longo da carreira como pesquisador da música nativista e tradicionalista gaúcha, Lopes também escreveu outros livros, incluindo uma obra sobre o célebre Teixeirinha, que menciona musicalmente a valsa Saudades de Laguna, de Pedro Raymundo, em uma música dedicada a Santa Catarina. “Este novo será ainda mais importantíssimo para os pesquisadores, pois será a pesquisa mais completa sobre a vida e obra dele”, garante.
Falecido em 9 de julho de 1973, Raymundo era imauriense e viveu alguns anos em Laguna, tendo a vivência na cidade servido de inspiração para a famosa valsa. O músico ficou muito conhecido na ‘era de ouro’ do rádio e era um dos artistas preferidos do presidente Getúlio Vargas. Laguna conserva no Museu Anita Garibaldi discos e a sanfona cromática doados pela família ao acervo na década de 70.
Pré-venda
Para adquirir o livro de Israel Lopes em pré-venda, interessados podem entrar em contato com (55) 9 9988-0074.
Fonte: Agora Laguna