No dia 17 de fevereiro, Pedras Grandes e o distrito de Azambuja, reconhecidos como a porta de entrada para os imigrantes italianos no Sul de Santa Catarina, receberão uma delegação de autoridades e empresários da região do Vêneto, na Itália. O grupo de 14 pessoas vem ao Brasil para fortalecer os laços culturais e explorar oportunidades no Turismo de Origem Italiana, um dos objetivos do Pacto de Amizade firmado entre Pedras Grandes e Belluno.
Segundo o prefeito Agnaldo Filippi, “a visita reforça o papel de Pedras Grandes como um dos principais destinos potenciais para o Turismo de Raízes e um ponto de conexão cultural entre Brasil e Itália”.
Como marco desse intercâmbio histórico, será oficialmente instalada a Família Bellunesi de Pedras Grandes, com a entrega do estandarte da Associação Bellunesi nel Mondo, presidida por Oscar de Bona, que lidera a missão ao Brasil.
Agnaldo Filippi expressa entusiasmo com a visita, ressaltando a relevância histórica de Azambuja para o turismo e para a preservação das raízes italianas no Brasil. “Os italianos ajudaram a desenvolver o Sul Catarinense a partir de Azambuja. Somos a primeira colônia de imigrantes na região, e é justo que Pedras Grandes receba o reconhecimento por tudo que nossos antepassados contribuíram”, declarou.
Agenda da Delegação Veneta
Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul de 13 a 27 de fevereiro, a comitiva visitará cidades com forte influência italiana, como Pedras Grandes, Nova Veneza, Urussanga, Siderópolis, Treviso, Laguna e Tubarão. Entre os destaques da delegação estão prefeitos, vereadores, ex-parlamentares, empresários, operadores turísticos e o escritor italiano Nicola Vegro, que lançará seu livro sobre Santo Antônio de Pádua.
Lideranças italianas presentes
1. Oscar de Bona – Presidente da Associação Bellunesi nel Mondo e Conselheiro da CGIE.
2. Walter Brunello – Presidente da Radici Venete APS e ex-dirigente do turismo do Vêneto.
3. Franco Conte – Ex-parlamentar e presidente da Associação Internacional Trevisani nel Mondo.
4. Silvia Calligaro – Prefeita de Vigo di Cadore e vice-presidente da província de Belluno.
5. Nicola Vegro – Escritor e diretor, autor de obra sobre Santo Antônio.
6. Irene Galão – Vereadora de Belluno, delegada dos bellunesi nel mondo.
7. Gioia Sacchet – Vereadora de Sedico e Membra da direção executiva da ABM.
8. Outras personalidades incluem empresários e líderes dos setores de turismo, madeira laminada, óculos e sorvetes artesanais.