PEDRAS GRANDES | Operação de usina deve demorar mais dois meses

Obra segue próxima da conclusão e falta entrega de equipamentos e energia

Com previsão de início da operação para este mês, a nova usina de asfalto, localizada em Pedras Grandes e vinculada ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel), sofreu um atraso em razão do mau tempo e de logística.

A expectativa é de que em até dois meses os trabalhos iniciem efetivamente no local, segundo o presidente do CIM/Amurel, Hélio Alberton Júnior.

As obras civis da usina de asfalto atingiram 95% de execução nesta semana. A baia de agregados está 100% pronta. Já a base da usina, onde serão colocados os equipamentos, também está 100% executada. A rampa é a parte menos adiantada, com 68% dos serviços executados, segundo o consórcio.

De acordo com o engenheiro do CIM, Cleiton Gasperin, responsável pelo projeto e pela fiscalização da obra, a estimativa é de que, em um prazo de 10 dias, as obras civis estejam prontas, se as condições do tempo não atrapalharem.

Depois de concluídas e com os equipamentos instalados nos seus devidos lugares, haverá um período de calibragem, até que a usina possa efetivamente produzir a massa asfáltica em escala e destiná-la aos municípios. A subestação de energia para alimentação da usina já foi licitada e deve ser instalada nos próximos 30 dias.

“Uma das coisas que também fez com que o início da operação atrasasse foi justamente a questão dos equipamentos, já que a empresa pediu prazo de pelo menos 40 dias para a entrega. Além disso, há o período de treinamento dos aprovados no processo seletivo para compor a equipe técnica”, explica.

A obra, iniciada em fevereiro, tem seu andamento ainda dependendo das condições climáticas, principalmente da ocorrência de chuvas. Já o processo seletivo para a formação da equipe técnica que irá atuar na operação da usina foi concluído e os aprovados devem ser chamados em breve.

Demanda 

Segundo o presidente do CIM/Amurel, Hélio Alberton Júnior, aproximadamente 80% dos municípios consorciados já apresentaram demandas para uso da estrutura.

Os critérios para atendimento dessas solicitações estão sendo definidos.

Além da nova unidade, o consórcio também conta com a usina municipal já existente em Pedras Grandes, com capacidade de produção de 30 toneladas diárias.

Fonte da Informação | DS

Últimas notícias

Polícia Militar cumpre mandados de prisão em Criciúma e Orleans

A Polícia Militar realizou, nesta segunda-feira (08), três ocorrências...

Estudantes realizam segunda prova do Prêmio Acic de Língua Portuguesa

O 2º Prêmio Acic de Língua Portuguesa terá nesta...

Lucas Dias e Georgemy Gonçalves são apresentados oficialmente

. O zagueiro Lucas Dias e o goleiro Georgemy...

Campanha busca coibir violência nos estádios

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria...

Atendimento jurídico gratuito é oferecido no Sul

A população de baixa renda da região Sul de...

Notícias Relacionadas