Além de Monyze e Susana, estiveram na Praça as acadêmicas Liani Cristina Américo, Sônia Aparecida Boger Torres, Germania Szultz, Márcia Oenning, Farinia Recco e Paloma Macário Rissoni
“Trazer foco ao protagonismo de pessoas negras na construção cultural e histórica de Orleans” foi o objetivo da ação realizada neste sábado, dia 9, na Praça Celso Ramos, no Centro de Orleans. As acadêmicas da 5ª fase de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) apresentaram à comunidade a pesquisa desenvolvida para o cumprimento da disciplina de Projeto de Extensão Interdisciplinar, lecionada pelo professor Rodrigo Garcia da Rosa.
Conforme a acadêmica Monyze Siqueira, o trabalho, intitulado “A Consciência Negra na Cultura Orleanense”, buscou pessoas negras que tiveram relevância, principalmente na questão cultural de Orleans. “Pesquisamos a música, a dança, os movimentos sociais e pessoas que foram ou ainda são esquecidas ou omitidas muitas vezes quando se trata de cultura”, explica.
Segundo a colega de Monyze, Susana Waterkemper Strappazzon, o trabalho, além de dar protagonismo, visa resgatar um pouco da valorização da cultura negra, e posteriormente será ampliado. “Ele é um ensaio. Agora o nosso foco será ampliar esse projeto por meio de novas histórias que já conseguimos reunir”, relata. Ela ainda comenta que a ida à praça rendeu novos depoimentos e lembranças de outras pessoas que tiveram grande relevância para a construção da cidade. “Vamos buscar essas novas histórias e levar essa discussão da Consciência Negra para dentro das escolas”, afirmou.
Antonio Rozeng
Assessor Imprensa