Operação “Sodalitas Finis”: GAECO deflagra terceira fase

Foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 34 mandados de prisões preventivas contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa. Ao todo agora são 123 suspeitos presos por integrarem organização criminosa

Em apoio à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, o GAECO deflagrou a 3ª Fase da Operação “Sodalitas Finis”. Dando continuidade às investigações, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas cumpriu mandados de busca e apreensão e mandados de prisões preventivas expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa.

Na quarta-feira (10/4), foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 34 mandados de prisões preventivas. Um mandado de prisão que restava pendende de cumprimento foi cumprido na noite de quinta-feira (11/4).

O cumprimento dos 36 mandados de busca e apreensão, juntamente com as prisões preventivas de novos suspeitos, representa mais um avanço da Operação “Sodalitas Finis“, elevando o total de prisões para 123.
Post

O objetivo principal desta operação é desarticular as atividades de uma organização criminosa que atua tanto em Chapecó quanto em outras cidades do Estado. Até o momento, as três fases da operação resultaram na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro, além de uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.

As ordens judiciais foram cumpridas  em Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Videira, Cunha Porã, Ponte Serrada, Concórdia e Pinhalzinho por integrantes do GAECO e contam com o apoio externo da Polícia Militar, Polícia Civil (inclusive com os núcleos de operações com cães dessas instituições), SAERFRON (Serviço Aeropolicial de Fronteira), Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal das unidades prisionais da Região Oeste do Estado e integrantes das especializadas GTI – Grupo Tático de Intervenção e NOT – Núcleo de Operações Táticas.

PostRELEMBRE: A primeira e segunda fase da operação “Sodalitas Finis”, deflagradas, respectivamente, em 22 de agosto de 2023 e 09 de fevereiro de 2024, e seus subsequentes desdobramentos, resultaram na prisão de 87 pessoas.

A Operação “Sodalitas Finis” é resultado de meses de investigação, que contaram com a colaboração e união de esforços de diversas forças de segurança pública do Estado, representando uma resposta direta e efetiva contra as atividades do crime organizado no Estado de Santa Catarina.

O nome “Sodalitas Finis”, ou – o fim do grupo –em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Últimas notícias

Novo tratamento contra câncer de mama reduz em 30% o risco de morte

O tratamento contra câncer de mama entrou em um...

5ª Corrida Noturna de Natal movimenta São Joaquim na próxima sexta-feira (19)

A magia do Natal vai tomar conta das ruas...

SC prepara seleção de militares temporários

Santa Catarina deve abrir, ainda em 2025, dois novos...

Terremoto de magnitude 4,29 atinge cidade mineira de Araxá

A cidade de Araxá, localizada no estado de Minas...

FLORIANÓPOLIS | Mancha marrom com mau cheiro volta a aparecer na Lagoa da Conceição

Uma mancha marrom, acompanhada de espuma e forte odor,...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas