Operação “Shadow Ride”: Gaeco e Delegacia de Combate a Estelionatos da Capital deflagram ação para combater o golpe da compra confirmada

Na manhã de quinta-feira (30/01), o GAECO/MPSC e a Polícia Civil de SC, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE/DIC Capital) deflagraram a Operação Shadow Ride para desarticular um grupo criminoso do RS, que aplicava o Golpe da Compra Confirmada em Santa Catarina.

O golpe consistia no uso de falsos comprovantes de pagamento para enganar vendedores em plataformas online, fazendo-os entregar produtos a motoristas de aplicativo, que levavam os itens aos criminosos sem saber do esquema.

A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital/SC.

As investigações começaram no final de 2024, após múltiplos registros de vítimas, com prejuízo estimado em aproximadamente R$ 30.000,00 , apenas em Florianópolis, além de outras cidades.

A ação contou com o apoio da Polícia Civil do RS e do CyberGAECO , especializado em crimes cibernéticos. Empresas como Uber e OLX também colaboraram com as investigações. A Polícia Civil e o CyberGAECO seguem com as diligências complementares visando a conclusão das investigações.

O nome “Shadow Ride” faz referência ao uso furtivo de identidades falsas e serviços de transporte no golpe.

Policia Civil SC

Últimas notícias

Assembleia aprova fim das cotas raciais em universidades de Santa Catarina

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Santa Catarina...

Inscrições para a São Silvelho já estão abertas

A Prefeitura de Laguna abriu as inscrições para a 25ª edição...

Cidade de Armazém recebe final do Catarinense de Motocross

Armazém será palco, neste fim de semana, da grande final...

O time do Tubarão joga hoje sexta-feira

O Tubarão Futsal entra em quadra nesta sexta, às...

Trem de Natal distribui 23 mil brinquedos na região

A Ferrovia Tereza Cristina concluiu mais um ciclo do...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas