Oficina no Centro de Treinamento da Epagri em Itajaí explora a versatilidade da pitaia

As vagas já foram preenchidas, portanto a oficina não aceita mais inscrições.

Uma fruta de aparência exótica e sabor suave tem conquistado cada vez mais o paladar dos catarinenses na estação do calor – a pitaia. Mas poucos sabem como tirar o melhor proveito da fruta, para além da degustação in natura. Para capacitar produtores e apreciadores da pitaia a executar receitas e formas de armazenar o produto durante a safra, o Centro de Treinamento da Epagri em Itajaí (Cetrei) realiza em março, na época da colheita, uma oficina cheia de sabor e conhecimento. Neste ano, a sexta edição da oficina acontece nesta quinta, dia 13, das 8h às 17h.

A extensionista social Geisebel Cristina Patricio, 54 anos, é uma das profissionais que vão ensinar receitas à base de pitaia, depois da apresentação do pesquisador Alessandro Borini Lone, que estuda a fruta na Estação Experimental da Epagri de Itajaí desde 2015. Foi ele que solicitou à Geisebel e aos colegas Márcio Palhano e Natália Kominkiewicz uma oficina para dar suporte aos produtores de pitaia no Estado, que já são cerca de 500 agricultores.

Os três já haviam ministrado cursos de panificação e pratos à base de arroz e tiveram pela frente o desafio de bolar um cardápio que não tivesse apenas receitas doces com o uso da polpa, mas também salgadas, já que a casca também é rica nutricionalmente. Além de deliciosa, a pitaia é rica em fibras, ferro, fósforo e flavonóides.

“Fizemos experimentos com a desidratadora para produzir farinha de casca e percebemos que ela produz uma mucilagem, ótima para dar liga aos biscoitos”, conta Geisebel.

A extensionista também ensina a fazer risoto e quiche com a casca. Já Natália, que também é gestora do Cetrei, vai treinar os participantes a parte dos doces, e Márcio, receitas de panificação. No final do evento, instrutores e produtores vão degustar um verdadeiro banquete de tom rosado, que encerra com um sorvete, excelente para aplacar o calor deste tórrido verão no litoral norte de Santa Catarina.

Serviço

O que: oficina de pitaia
Quando: quinta-feira, 13 de março, das 8h às 17h
Onde: No Centro de Treinamento da Epagri em Itajaí (Rod. Antônio Heil, 6800, Bairro Itaipava)

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri, pelos fones (48) 3665-5407 / 99161-6596

Por Renata Rosa, jornalista bolsista da Epagri/Fapesc

Últimas notícias

Nova lei endurece punições por ofensas à fé cristã em SC

Santa Catarina aprovou uma mudança importante na legislação que...

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta...

Pescador tubaronense se prepara para disputar campeonato nacional de pesca submarina em São Francisco do Sul

O tubaronense Cristiano Furghestti Farias, de 48 anos, está...

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego abertas pelo Sine

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego disponíveis nas...

Criciúma apresenta equipe para a Superliga B de Voleibol Feminino

A partir de dezembro, Criciúma estará novamente no cenário...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas