Obras de Willy Zumblick passam por higienização

A ação faz parte de um esforço voluntário para preservar o patrimônio cultural de Tubarão

Durante os últimos 45 dias, sete obras do Museu Willy Zumblick, em Tubarão, passaram por um cuidadoso processo de higienização e conservação. A ação faz parte de um esforço voluntário para preservar o patrimônio cultural da cidade e foi realizada sem nenhum custo para a prefeitura.

A limpeza das obras incluiu higienização mecânica, aplicação de desinfetante e outros cuidados específicos, com o objetivo de prevenir danos futuros e garantir a preservação adequada. Após passar por um processo de avaliação, algumas peças também serão encaminhadas para procedimentos mais complexos de restauro.

O trabalho contou com a participação de funcionários e voluntários, incluindo uma parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão. Dermatologistas doaram insumos, como cotonetes, toucas, máscaras, desinfetante e outros materiais essenciais para a realização da limpeza de forma segura dessas obras.Além disso, está sendo realizado o arrolamento das obras do museu — um processo de catalogação técnica, com a finalidade de organizar o acervo.

Apoio   

A iniciativa conta com o apoio da coordenadora de Patrimônio da Cultura, Andréa Zumblick (neta de Willy Zumblick); da diretora de Cultura, Edilza Nunes Goulart; de Miriã Terezinha Locks, formada em Conservação de Bens Culturais; do artista visual JP Anjo (João Paulo Izidro A. Fernandes), que também é graduando em Artes; e da museóloga Silvana Silva, em parceria com o Museu Ferroviário.

Fonte: Diário do Sul

Últimas notícias

Mais de oito mil casos de síndromes respiratórias

O frio chegou com força e, com ele, o...

Árbitro Orleanense participa da equipe de arbitragem em um jogo de voleibol internacional

Em Criciúma, Seleção Brasileira de novos de vôlei vence...

Município investiga envenenamento de cães

Os casos de envenenamento de cães registrados nos últimos...

Notícias Relacionadas