Obra do novo Fórum de Imbituba avança e atinge mais de 70% de conclusão

Término dos serviços previsto para janeiro de 2025

A construção do novo Fórum da comarca de Imbituba, no sul do Estado, atingiu um marco significativo: 72% da obra já estão concluídos e os trabalhos seguem em bom andamento. A previsão é de que a nova estrutura seja concluída em janeiro de 2025. A construção está a cargo da empresa Construtora Camilo e Ghisi Ltda.

Localizado ao lado do atual Fórum, o novo edifício terá 6,8 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro pavimentos. Esse espaço abrigará cinco varas e diversos setores administrativos para oferecer uma infraestrutura moderna e eficiente no atendimento das demandas da Justiça local.

O projeto arquitetônico do novo Fórum foi desenvolvido com base em princípios de modulação e flexibilidade dos espaços internos, o que permite futuras adaptações quando necessário. Concebido em módulos repetitivos, o design facilita a expansão ou a reconfiguração das áreas conforme o crescimento das atividades judiciais.

Além da funcionalidade, o projeto também incorpora diversos requisitos de sustentabilidade. Entre as soluções implementadas estão o reaproveitamento da água da chuva, um sistema de ventilação cruzada para reduzir o uso de ar-condicionado, aproveitamento máximo da iluminação natural e instalação de um bicicletário. Questões de acessibilidade e segurança também foram prioritárias, e isso garante que a nova edificação seja inclusiva e segura para todos os usuários.

Everton William Tischer, responsável pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), destacou a abordagem contemporânea do projeto. “Arquitetonicamente, buscamos uma linguagem moderna na composição dos volumes e na criação de uma edificação eficiente. Incorporamos sistemas e tecnologias para proporcionar o maior conforto possível aos usuários. Nosso objetivo foi dotar a comarca de Imbituba de uma edificação de qualidade, segura, funcional, flexível e com soluções sustentáveis, adequada às atuais demandas da Justiça de Santa Catarina”.

O Fórum Desembargador Joaquim Luiz Guedes Pinto, que homenageia o ex-corregedor-geral da Justiça do TJSC, terá uma estrutura quase seis vezes maior do que a atual. Em setembro, a unidade completará 44 anos de instalação e atuação do Judiciário no município-sede. De entrância final, a comarca é composta de três varas e tem abrangência de aproximadamente 52 mil habitantes.

 

NCI/TJSC

Taina Borges

NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Últimas notícias

Homem é preso com três pistolas e mais de 160 munições na BR-101

Policiais rodoviários federais prenderam na tarde de sábado (8),...

ORLEANS | Estudante conquista medalha de bronze no Prêmio ACIC de Matemática

A Secretaria Municipal de Educação de Orleans tem a...

Três irmãos ficam presos a 100 metros de altura no alto da Big Tower, no Beto Carrero World

Uma família viveu momentos de tensão na tarde deste...

Florianópolis instala 34 estações de reparo gratuito para bicicletas em todas as regiões da cidade

A mobilidade por bicicletas em Florianópolis acaba de ganhar...

Detran/SC alerta para golpes envolvendo mensagens de suspensão da CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC)...

Notícias Relacionadas