O Manifesto do setor produtivo de SC – Acontece SC

O movimento foi alusivo ao Dia Internacional da Democracia, celebrado no último dia 15

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) aprovou Manifesto conjunto do setor produtivo em defesa da Constituição e dos valores e princípios que moldam a democracia brasileira.

No texto, as entidades que compõem o Cofem – Fiesc, Fetrancesc, Fecomércio, Facisc, FCDL, Fampesc e Sebare – se posicionam pela necessidade de se respeitar a soberania nacional, a propriedade privada, a livre concorrência e as liberdades individuais, inclusive o direito de expressão. “Manifestamos nosso inconformismo com a reiterada relativização da garantia constitucional de livre manifestação. A ordem deve ser garantida sempre, mas as decisões judiciais não podem ser instrumentos de intimidação. Elas não devem inibir cidadãos e empreendedores de expor suas ideias e de manifestar sua opinião, de maneira pacífica”. O Manifesto será enviado aos deputados federais e senadores.

Roteiro de Bolsonaro

Ao que tudo indica, o roteiro do ex-presidente Jair Bolsonaro em Santa Catarina ficará restrito apenas a Balneário Camboriú e Criciúma. Pelo anunciado, ele chega nesta quinta-feira (19) e faz as visitas na sexta-feira (20). Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinville e Tubarão ficarão mesmo de fora, apesar do apelo do governador Jorginho Mello e de seus aliados. Em Joinville, a assessoria do Sargento Lima ainda alimenta esperanças de nova mudança de última hora.

Lei Datena

Após o incidente no debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, no último domingo (15), quando José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeira, o deputado Sanderson (PL-RS) apresentou o Projeto de Lei nº 3.576/24, batizado como “Lei Datena”, que prevê uma punição mais rigorosa a agressões físicas entre candidatos. “O objetivo do projeto é manter o decoro dos debates eleitorais”, justificou.

Propaganda eleitoral

O TRE-SC faz um esclarecimento importante: O tempo de propaganda gratuito no rádio e na televisão é um direito concedido aos partidos, coligações e federações e uma série de regras precisam ser observadas, entre elas a distribuição proporcional do tempo para candidaturas femininas e de pessoas negras, conforme o total de pessoas destes grupos que foram inscritas pelos partidos, que não pode ser inferior a 30%, patamar mínimo de registros de candidatura.

 

Aznar na Fiesc

Últimas notícias

Assembleia aprova fim das cotas raciais em universidades de Santa Catarina

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Santa Catarina...

Inscrições para a São Silvelho já estão abertas

A Prefeitura de Laguna abriu as inscrições para a 25ª edição...

Cidade de Armazém recebe final do Catarinense de Motocross

Armazém será palco, neste fim de semana, da grande final...

O time do Tubarão joga hoje sexta-feira

O Tubarão Futsal entra em quadra nesta sexta, às...

Trem de Natal distribui 23 mil brinquedos na região

A Ferrovia Tereza Cristina concluiu mais um ciclo do...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas