O jardim do outro lado: existe um lugar para onde vamos depois da morte?

Existe um lugar para onde vamos depois da morte?

Meu pai estava nos braços da minha mãe quando disse que via seus pais, já falecidos. Também descreveu paisagens belas e tranquilas. Pouco depois, faleceu, ainda nos braços dela. Desde então, essa cena me acompanha e alimenta uma pergunta que atravessa minha trajetória como educadora e as experiências que vivi com grupos e oficinas de terapias ocupacionais: existe um lugar para onde vamos depois da morte?

Ao longo dos anos, ouvi muitos relatos semelhantes. Pessoas falaram de luzes intensas, encontros com familiares falecidos e paisagens marcadas por árvores, água, gramados e uma profunda sensação de paz. Algumas também mencionaram animais de estimação que já haviam partido.

Uma amiga, após uma situação médica gravíssima, relatou ter visto uma luz, pessoas e um lugar de extraordinária beleza. Outra participante idosa de um grupo de terapias ocupacionais contou que, depois de passar por um coma, vivenciou imagens semelhantes: luz, tranquilidade e uma paisagem acolhedora.

O que mais me intriga não é apenas o encontro com aqueles que morreram, mas a semelhança entre os lugares descritos.

Seriam imagens construídas pela memória, pela cultura e pelos vínculos afetivos? Ou poderiam representar algo que ainda não conseguimos compreender?

Pesquisas científicas investigam experiências de quase morte e sonhos ou visões no fim da vida. Embora sejam fenômenos diferentes, alguns relatos apresentam elementos comuns, como luminosidade, paz e encontros com pessoas queridas. Existem hipóteses neurológicas e psicológicas, mas essas experiências não comprovam a existência de um lugar para onde vamos depois da morte.

No campo simbólico, jardins, rios, árvores e luzes aparecem em diversas tradições como imagens de passagem, renovação e transcendência. Sob uma perspectiva inspirada na psicologia de Carl Gustav Jung, essas imagens também podem ser interpretadas como símbolos arquetípicos presentes em sonhos, mitos e experiências humanas.

E então retorno à lembrança do meu pai.

O que ele teria visto? Uma manifestação de suas memórias? Uma experiência da consciência diante da morte? Ou algo que ultrapassa os limites do nosso conhecimento?

Não tenho essa resposta.

Mas, ao ouvir tantos relatos ao longo da minha trajetória, percebo que a morte continua sendo um dos maiores mistérios da existência. Talvez por isso precisemos falar sobre ela com sensibilidade, curiosidade e respeito.

Será que existe mesmo um jardim do outro lado? Ou encontramos, no fim, as imagens do amor e da memória como nosso último lugar de acolhimento?

Talvez ainda não saibamos para onde vamos. Mas essas experiências nos lembram de algo profundamente humano: o desejo de que os vínculos de amor não terminem com a última despedida.

Fonte da Pauta | Juliana Natal da Silva

Mestre em Educação, arte-educadora, artista plástica, produtora cultural, cartomante e terapeuta artística.

In memoriam:

“À memória dos meus pais, que partiram desta vida, mas permanecem vivos em meu coração. O amor não termina com a despedida; transforma-se em saudade, lembrança e presença”.

 

 

Últimas notícias

Bloko Rosa inicia vendas nesta segunda

O Bloko Rosa, considerado o maior bloco de Carnaval...

Cida é reeleita presidente da Colônia de Pescadores Z-33 para mandato até 2030

Os pescadores associados à Colônia de Pescadores Z-33 reelegeram,...

ORLEANS | Realiza primeira edição do Projeto Jovem Condutor com formação teórica e prática para 30 jovens

A Prefeitura de Orleans realizou, neste sábado (17), a...

Faleceu aos 39 anos Diego Ascari

Faleceu hoje dia (18) ás 9h20 no hospital de...

Frio retorna à SC e temperatura pode chegar a 0 °C na segunda-feira

A formação de um ciclone extratropical em alto-mar e...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas