O espetáculo “Pulcinella no canto da cidade” vai finalizar no domingo (30/11), a circulação que integra o projeto “Kombinado com Bonecos” no município de Nova Veneza. A apresentação, que é gratuita, inicia às 15h, na Praça Humberto Bortoluzzi, a popular Rua Coberta, no Centro da Cidade.
Os atores do espetáculo convidam o público a prestigiar a apresentação e a levaram suas cadeiras de praia para uma melhor acomodação. “Será a 27ª apresentação. Estivemos em todas as escolas, tanto estaduais, quanto municipais, na APAE, Grupos de Idosos e praças e queremos concluir esse projeto de um ano de trabalho no domingo com a mesma energia que iniciamos o projeto”, afirma a atriz Victoria João.
O projeto, que previu a montagem e circulação do espetáculo, teve na plateia pessoas de todas as idades, estando, “em todos os cantos da cidade”, como costuma brincar o ator bonequeiro Marcelo Ciepielewski, do Grupo Cyathus Teatro de Animação, de Nova Veneza.
O espetáculo utiliza a técnica do teatro de bonecos popular italiano, conhecido como Pulcinella, e foi montado ao longo de 2025, com a participação de diretores e mestres populares do teatro de mamulengo, em um trabalho coletivo com produção da Enluaratus Comunicação.
Todas as sessões do espetáculo contam com acompanhamento de intérprete de Libras e estão sendo viabilizados por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina, com incentivo da Coopera, Tintas Farben, Metalúrgica Spillere e o apoio da Prefeitura de Nova Veneza.
“Ter uma peça de Pulcinella, algo que vem da Itália, mas com uma manipulação em estilo brasileiro, uma dramaturgia mais voltada à nossa região e fazendo referência às montanhas, quer trazer aos moradores de Nova Veneza a sensação de pertencimento a esse movimento cultural”, comenta Marcelo.
*Equipe técnica*
Direção: Vitor Ribeiro, de Guaxupé (MG);
Ator Bonequeiro: Marcelo Ciepielewski, de Nova Veneza;
Atriz Musicista: Victoria João, de Içara;
Cenografia: Sérgio Honorato, de Criciúma;
Trilha sonora: Piazzito e Victória João;
Assessoria técnica: mestre mamulengueiro Chico Simões, de Brasília (DF);
Produção e assessoria de imprensa: Antonio Rozeng;
Técnica: Vinicius da Silva Martins;
Intérpretes de Libras: Andriele Geremias, Jonathan Costa e Katia Tomasi;
Mais informações no @enluaratus.





















