Museu WEG expande atuação com exposição itinerante em nove cidades brasileiras

Para acompanhar as datas, horários e locais de visitação em cada cidade, siga o perfil oficial do museu no Instagram: @museuweg

Referência na área museológica e na popularização da ciência, o Museu WEG de Ciência e Tecnologia anuncia uma nova fase em sua trajetória. Em 2025, além de manter a exposição permanente que recebe mais de 20 mil visitantes por ano em Jaraguá do Sul/SC o espaço ganhará as estradas do Brasil com o projeto Museu WEG Itinerante.

A ação levará parte da exposição interativa do Museu a nove cidades das regiões Sul e Sudeste, nos locais onde a Companhia possui unidades fabris. A proposta é ampliar o acesso à ciência, à tecnologia e à história da companhia, proporcionando uma experiência única para os visitantes.

A primeira parada é em Itajaí/SC, onde o Museu Itinerante ficará aberto à visitação por cinco dias, do dia 29 de maio a 03 de junho, na Univali, Campus Itajaí – Setor E – Quadra Coberta, no endereço Rua Uruguai, 458 – Centro das 9h às 12h, das 14h às 17h e 18h às 20h.

O roteiro continua pelas cidades de Blumenau/SC, Sertãozinho/SP, Gravataí/RS, Bento Gonçalves/RS, Itajubá/MG, São Bernardo do Campo/SP, Betim/MG e Linhares/ES. Em cada local, a exposição permanecerá por cinco dias, com entrada gratuita e estrutura preparada para receber simultaneamente os visitantes.

“A proposta é unir a tradição do Museu WEG, que já se consolidou como um centro de referência, com uma nova forma de se comunicar, aproximando ainda mais a história e a cultura da empresa, além do conhecimento científico, das comunidades onde temos operações”, destaca Daniel Marteleto Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais.

A exposição contará com recursos audiovisuais e experiências imersivas que mostram os conceitos básicos da física e energia elétrica, além da trajetória de empreendedorismo dos fundadores da WEG, Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, e o caminho que transformou a empresa em uma multinacional.

Diferente de um museu sobre rodas, o caminhão adaptado será utilizado apenas para o transporte da estrutura. Ao chegar às cidades, a exposição será montada em espaços específicos com infraestrutura para atender escolas, famílias e comunidades locais.

O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da WEG, realização do Ministério da Cultura e apoio de dois grandes parceiros, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, responsável pelos aparatos educativos e pela experiência com itinerâncias; e a Aukland Projeto e Produção, responsável pelo desenvolvimento expositivo da mostra.

Para acompanhar as datas, horários e locais de visitação em cada cidade, siga o perfil oficial do museu no Instagram: @museuweg.

OCP NEWS

Últimas notícias

Universidade Gratuita: Unesc reforça transparência e protocola pedido de acesso a dados no TCE

A Unesc protocolou nesta semana, junto ao Tribunal de...

Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento do incentivo frequência nesta segunda-feira (23)

A CAIXA inicia, nesta segunda-feira (23), o pagamento de...

Três mulheres são vítimas de atropelamento em Criciúma

As guarnições de Içara e Forquilhinha foi acionada na...

Lombas Trail Run: Içara recebe desafio de corrida em meio à natureza

As provas de corrida estão cada vez mais ganhando...

Chuva não impede fiéis de celebrarem Corpus Christi na Diocese de Criciúma

As tradicionais celebrações de Corpus Christi na Diocese de...

Notícias Relacionadas