Museu ao Ar Livre vai montar contação de história sobre o município de Orleans

A proposta é realizar uma contação utilizando, como elemento cênico, um avental de histórias com os principais personagens da história

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) vão realizar uma montagem de uma contação de história, apresentando os principais acontecimentos que deram origem ao município e ao Museu. A montagem é fruto do projeto aprovado no edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Parte da equipe se reuniu para organizar e fazer pesquisas referentes ao projeto na última semana. A previsão para execução é até o final deste ano. “O projeto surgiu da necessidade de contar a história do Museu e do município de Orleans de forma mais lúdica, com informações e elementos que, por vezes, são desconhecidos pela própria população, percorrendo os principais fatos históricos até a fundação do Museu ao Ar Livre”, destaca a coordenadora do projeto e diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.

A proposta é realizar uma contação utilizando, como elemento cênico, um avental de histórias com os principais personagens da história. A narrativa deve iniciar com os indígenas Xokleng, passando pelo dote de casamento da Princesa Isabel, a Colônia Grão-Pará, a criação do município e finalizando com o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

Como contrapartida do projeto, serão feitas cinco apresentações da montagem em escolas públicas de comunidades rurais, grupos de idosos e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Orleans. Além da contação de história, serão entregues cartilhas informativas sobre a história de Orleans, gratuitamente ao público que assistir às apresentações.

O projeto

O projeto “Histórias de Orleans” foi aprovado pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Museu ao Ar Livre e do Unibave, pelo Edital de Chamamento Público n° 01/2024 de Orleans, do Termo de Execução Cultural com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Lei nº 14.399/2022.

 

Antonio Rozeng
Assessor Imprensa

Últimas notícias

Sistema de reconhecimento facial vai reforçar a segurança na final do Festival Santa Catarina Canta em Florianópolis

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) anunciou...

Santa Catarina ganha nova rota turística e de incentivo ao surfe de ondas grandes

Reconhecida por seu litoral extenso e por uma ampla...

FLORIANÓPOLIS | Ciclone e ventos de até 100 km/h colocam FloriPA em alerta máximo neste fim de semana

Este fim de semana promete ser de atenção redobrada...

O Criciúma enfrente neste domingo o Atlético Goianiense às 17 horas, no estádio Heriberto Hulse

O Criciúma entrou na reta final de preparação para...

Orleans Recebe Concerto Gratuito da Camerata di Venezia

Orleans recebe a Camerata di Venezia para o concerto...

Notícias Relacionadas