O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel inaugura nesta segunda-feira (16/12), às 15h, sua nova balsa. A atração, que é uma das unidades disponíveis para visitação, é uma réplica das balsas utilizadas pelos primeiros colonizadores da região.
O projeto foi viabilizado por meio do Termo de Fomento (15/2024) entre a Prefeitura de Orleans e a Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Museu, com um investimento de R$ 36,5 mil. A Febave também aportou recursos adicionais, totalizando R$ 38,5 mil.
A museóloga e diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, agradeceu à Prefeitura pela parceria e destacou o apoio especial do prefeito, que demonstrou grande sensibilidade com relação ao Museu. Com os recursos repassados, foram elaborados o projeto técnico e a construção da balsa, executada pelos técnicos da Madeira Mar Estaleiro Escola, de Palhoça. A entrega da embarcação foi realizada no domingo, dia 15.
O prefeito Jorge Koch ressaltou a importância de valorizar a história e a cultura da cidade. “O Museu ao Ar Livre e o Paredão sempre foram prioridades no que entendemos como essenciais para o turismo em Orleans. E não há equipamento mais emblemático para o turismo local do que o Museu”, afirmou.
Tombado pelo Estado de Santa Catarina e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural brasileiro, o Museu ao Ar Livre é uma referência em preservação histórica. “É fundamental mantê-lo conservado para oferecer uma experiência de qualidade tanto aos moradores da região quanto aos turistas que visitam nossa cidade”, destacou Guilherme Valente de Souza, reitor do Unibave e presidente da Febave, que também agradeceu pela parceria.
Fonte: Antonio Rozeng/Assessor Imprensa