MPSC denuncia fraudes a licitações de materiais didáticos em 24 cidades do Estado

Aos acusados foi imputada a prática dos crimes de fraude a licitação e associação criminosa, que deram causa ao superfaturamento dos contratos em aproximadamente R$ 6 milhões

Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) em Chapecó e a 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó denunciaram 16 pessoas – dentre agentes públicos e particulares – por fraude a licitações para a aquisição de livros, materiais didáticos e outros objetos da área da educação. Ao todo foram 34 licitações fraudadas em 24 municípios e órgãos do estado de Santa Catarina.

De acordo com o apurado nas investigações, que foram desenvolvidas com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o grupo arquitetou por anos um sistema para vencer licitações de forma irregular, prejudicando a concorrência e favorecendo empresas específicas.

As apurações começaram com a suspeita de irregularidades no processo de licitação para a aquisição de tablets com conteúdo didático-pedagógico para escolas municipais. As empresas envolvidas eram beneficiadas por meio da manipulação de licitações, garantindo a vitória de alguma das controladas pelo grupo. Três dos denunciados são considerados os principais articuladores do esquema, que incluía, ainda, a participação de familiares e associados que administravam ou eram sócios ocultos das empresas favorecidas.

Segundo a denúncia, o superfaturamento identificado resultou em prejuízos de mais de R$ 6 milhões aos cofres públicos em razão da prática dos crimes de fraude a licitação e associação criminosa.

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Últimas notícias

MP do Rio denuncia seis pessoas do laboratório PCS Saleme após transplantes com AIDS

Os denunciados são acusados de associação criminosa, lesão corporal...

Falta de água em Capivari está longe de ser solucionada

Ações emergenciais são realizadas, mas município precisa de uma...

Outubro Rosa: aumento do câncer de mama entre mulheres jovens preocupa

Maior compreensão sobre a doença oncológica e diagnóstico precoce...

São Miguel do Oeste comemora hoje terça, 22, o Dia Nacional do Plantio Direto

Em 1972 a propriedade de Herbert Bartz, em Rolândia,...

Notícias Relacionadas