O monitoramento aéreo realizado pelo Porto de Imbituba registrou 185 baleias-francas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, consolidando a temporada 2025 como uma das mais expressivas dos últimos anos. O sobrevoo aconteceu no último dia 10.
Do total, foram identificados 90 pares de mães com filhotes e cinco adultos solitários. A maior concentração ocorreu em Imbituba e Palhoça, com destaque para o trecho entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, onde estavam 38 animais, além de 32 na Praia do Siriú e 30 na Praia da Pinheira. Já em Florianópolis e no litoral gaúcho não houve registros.
Segundo Christiano Lopes, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, “a Expedição Baleia-Franca trouxe resultados excelentes para todos que trabalham pela conservação da espécie”.
Para o gerente de pesquisa do ProFranca, Eduardo Renault, o levantamento é estratégico para a ciência. “Com esses dados, conseguimos estimar parâmetros como tamanho populacional e taxas de crescimento. O número elevado de baleias amplia a chance de reconhecermos indivíduos já catalogados, o que fortalece nossos modelos estatísticos”, explicou.
O trabalho de campo contou com dois observadores e um fotógrafo a bordo do helicóptero. As imagens captadas permitem a identificação individual dos animais por meio das calosidades na cabeça, uma espécie de “impressão digital”.
Conhecidas
Entre as baleias identificadas nesta temporada, estão Zimba e Olívia, já registradas em sobrevoos anteriores.
Outro destaque é Sloughy, nascida em Santa Catarina em 2002. Ela já retornou outras vezes à região, mas ficou conhecida por ter sido identificada também nas Ilhas Geórgia do Sul.
Fonte da Informação | Diário do Sul