Ministério das Comunicações entrega notebooks ao Coletivo Juventude Indígena da Diversidade

Ação integra o Programa Bem Viver+ e busca fortalecer os direitos, a educação e a visibilidade dos povos indígenas.

O Ministério das Comunicações realizou, nesta terça-feira (08), a entrega de 15 notebooks ao Coletivo Juventude Indígena da Diversidade (JUIND), na sede do órgão, em Brasília (DF). A ação é um desdobramento do compromisso firmado no mês de março pela secretária-executiva da Pasta, Sônia Faustino, durante visita ao território Guarani-Kaiowá, em Amambai (MS), onde foram entregues outros 60 computadores.

As doações fazem parte do Programa Bem Viver+, iniciativa interministerial coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com participação dos ministérios dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial e das Comunicações. O objetivo é promover os direitos da população LGBTQIA+ em territórios do campo, das águas e das florestas, com foco na inclusão digital e no enfrentamento da violência.

“A entrega desses computadores marca um momento importante na instrumentalização desses territórios para a educação, a preservação cultural e o fortalecimento comunitário. A inclusão digital vai muito além do acesso à tecnologia. Ela representa a garantia de direitos, o acesso a oportunidades e a ampliação das vozes indígenas no cenário nacional e global”, disse Sônia na cerimônia realizada no mês passado.

A entrega acontece durante a realização do Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização nacional dos povos indígenas, que ocorre anualmente em Brasília.

Para Gualoy Guarani-Kaiowá, liderança da JUIND, o acesso a computadores no território indígena é uma ferramenta estratégica. “Receber computadores em nosso território é muito importante para nos ajudar a atuar e trazer visibilidade aos acontecimentos de dentro da aldeia”, afirmou.

A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, destacou a importância da parceria. “O apoio do Ministério das Comunicações é essencial para que o Programa Bem Viver+ alcance cada vez mais indígenas LGBTQIA+ nos territórios”, disse.

Além da doação dos equipamentos, o MCom, por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Mato Grosso do Sul, estuda a oferta de cursos de informática básica para representantes das aldeias Guarani-Kaiowá, garantindo que a inclusão digital seja efetiva e duradoura.

 

Ascom MCom

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério das Comunicações

Últimas notícias

Governo de SC lança pacote de ações para intensificar valorização dos professores da rede estadual

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria...

Homem acusado de violência doméstica é preso dentro de empresa

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Proteção...

Prefeitura de Orleans vai lançar programa de desenvolvimento urbano e rural hoje sexta-feira

A Prefeitura de Orleans vai realizar hoje sexta-feira, 17...

Motoboy ameaça cliente com arma de fogo após erro em entrega, em Criciúma

Um homem de 60 anos foi ameaçado com uma...

Principio de Incêndio em edificação comercial em Urubici

Na noite desta terça-feira, por volta das 19:50 a...

Notícias Relacionadas