Com foco na prevenção, diagnóstico precoce e informação, a Secretaria de Saúde de Tubarão intensifica, durante todo o mês de julho, as ações de enfrentamento às hepatites virais. A campanha nacional Julho Amarelo reforça a importância da testagem rápida, da vacinação e do uso do preservativo como principais estratégias de combate a essas infecções silenciosas.
“É fundamental que a população aproveite esse momento para se cuidar. Muitas pessoas convivem com o vírus sem saber, e o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde, Otávio Piva. Ele também reforça que o atendimento é gratuito e acessível, facilitando a prevenção e o tratamento.
A vacina contra hepatite B está disponível para todas as idades nas unidades de saúde com sala de vacina. Já a vacina contra hepatite A é indicada para crianças e para grupos específicos, que podem apresentar apenas a receita da medicação para receber a dose. A testagem rápida para hepatites B e C também está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atenção Especializado em Saúde (CAES).
Casos
Em 2024, Tubarão registrou 22 casos de hepatites virais: três de hepatite A, quatro de hepatite B e 15 de hepatite C, com maior incidência na faixa etária de 50 a 59 anos. Em 2025, são sete casos confirmados: dois de hepatite B e cinco de hepatite C, predominando entre pessoas de 60 a 69 anos.
Como destaque da programação, no dia 28 de julho, data que marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Policlínica Central estará com atendimento ampliado, das 16h às 22h, oferecendo vacinação e testagem rápida para facilitar o acesso da população fora do horário comercial.
DS